• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 23 de abril de 2024 07:22:19
Nordestinas
  • 31/07/2020 17h25

    CONSÓRCIO NORDESTE: Em momento que Bolsonaro busca protagonismo no Nordeste, governadores se reúnem para fazer avaliação; não há informações se eles discutiram sobre o movimento político do Planalto

    Saneamento também foi tratado
    Foto: Casa Civil/Ce e site do Gov. Paraíba

    João Azevedo na reunião virtual dos governadores

    (Brasília-DF, 31/07/2020) Os governadores nordestinos que fazem parte do chamado “Consórcio Nordeste” se reuniram neste final de julho. A informação que foi divulgada que foram tratados iniciativas conjuntas e avaliação sobre o recuo da pandemia na região, mas neste momento em que o Presidente Jair Bolsonaro passa a mirar  protagonismo na região não há informações, confimadas, se eles trataram dessas iniciativas de Bolsonaro e do Palácio do Planalto. A reunião foi por videoconferência e se deu nesta sexta-feira, 31, no final da manhã.

    O governador João Azevêdo, da Paraíba, disse que foram analisados, também, os impactos da aprovação do novo marco legal do setor de saneamento, a proposta de acordo de cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e as ações realizadas pelos Estados nordestinos em relação ao gás natural.

    O chefe do Executivo estadual destacou que, além das ações voltadas ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, os governadores têm mantido as discussões conjuntas acerca de diversos temas nacionais.

    “Nós temos feito um grande esforço para dar as respostas necessárias à população nesse momento de pandemia e também debatemos assuntos que são relevantes para os Estados e que estão relacionados ao desenvolvimento sustentável”, pontuou.

    O governador do Piauí, W. Dias, disse, no Twitter, que deu atenção a questão da pandemia do covid-19

    “Apresentei no Consórcio Nordeste uma alternativa para ajudar pessoas que pegaram Covid-19 na plena recuperação de suas possíveis sequelas. Cada Estado terá sua unidade de apoio e logo será implementado pelas secretarias de saúde. Conto com a sua ajuda mantendo o isolamento!”, disse.

    O governador do Ceará, Camilo Santana, fez o registro nas redes sociais, e não destacou nenhuma proposta.

    “Reunião nesta sexta-feira com os demais governadores do Nordeste. Tratamos sobre projetos de desenvolvimento sustentável em comum para os estados, agricultura familiar e acordos de cooperação visando novos investimentos para a região.”, disse.

    Além de João Azevêdo, participaram da videoconferência, os governadores Rui Costa (Bahia); Camilo Santana (Ceará); Paulo Câmara (Pernambuco); Belivaldo Chagas (Sergipe); Wellington Dias (Piauí); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); e Flávio Dino (Maranhão); além do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade