• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 01:52:38
Nordestinas
  • 31/07/2020 09h46

    ELEIÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA: Chico Donato, da Fundação Ulysses Guimarães, disse que o MDB vai apresentar candidatos preparados para as eleições de 2020; FUG foi a que mais realizou eventos em julho, apurou Política Real

    A Política Real fez uma apuração entre alguns dos principais partidos
    Foto: Arquivo da Política Real/ Tribuna On line

    Chico Donato

    (Brasília-DF, 31/07/2020)  A Politica Real fez uma apuração junto aos principais partidos sobre o desempenho de eventos virtuais preparatórios pré-eleitorais neste mês de julho de 2020. A Fundação Ulyses Guimarães(FUG), que dá suporte ao MDB, que tem mais prefeitos e vereadores e tem desafio de se manter no topo, foi a que realizou mais eventos no período. O Diretor Técnico da FUG, Chico Donato, se disse feliz com a informação, destacou que a FUG está cumprindo sua missão.  Ele entende que a FUG vai ajudar o MDB a ter candidatos preparados para as eleições de 2020.  Veja a entrevista:

    A Política Real apurou junto aos principais partidos brasileiros, registre-se que existem 33 registrados no TSE,  que a Fundação Ulysses Guimarães(FUG))  ligada ao MDB foi a que realizou mais eventos virtuais durante esse mês de julho que antecede as convenções partidárias para as eleições de 2020. Como o sr. Vê essa informação?

    CHICO DONATO:  Primeiro, Uma das funções Fundação partidária é qualificar e capacitar a sociedade, em especial a militância do partido que estÁ vinculada. Que, no caso da FUG, está ligada ao MDB.

    Segundo, estamos vivendo novos tempos, as eleições deste ano de 2020 serão diferentes, teremos uma componente importante: as redes sociais. Então, essa informação de que realizamos mais eventos virtuais, para nós da FUG, é de suma importância, pois mostra que estamos cumprindo o nosso papel de preparar a sociedade brasileira com educação qualificada, conhecimento, informações atualizadas.

    Durante as 4 semanas do mês de julho tivemos alguns destaques. Na primeira semana, temas como o trabalho, desenvolvimento urbano e reforma tributário foram tratados. Qual sua avaliação?

    CHICO DONATO: A avalição é a melhor possível. Quando conseguimos reunir neste encontros uma em média 250 a 300 em cada um deles. No encontro da Reforma Tributária apresentamos a PEC 45, proposta do presidente do MDB, Baleia Rossi, e uma bandeira que partido irá encampar. Reforma prioritária para fazer a economia do país alavancar após a pandemia do Covid 19. Sobre o desenvolvimento urbano, convidamos o secretário de Segurança Urbana do Recife/PE, Murilo Cavalcanti, que nos apresentou o projeto de sucesso no município: o COMPAZ – Centro Comunitário da Paz. São centros de cidadania com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário.

    Imagem de um convite dos eventos da FUG em julho.

     

    Na segunda semana, teve a discussão sobre democracia e racismo. Qual o ponto alto?

    CHICO DONATO:  Democracia e racismo são dois pontos importantes para o enfrentamento do debate político. Nos últimos tempos, nunca foi tão importante falar em Democracia, e está no DNA do MDB a sua defesa livre e justa. Vivemos dias em que a Democracia parece está abalada, então nada melhor que conhecer a fundo como podemos defendê-la. E racismo é um tema dentro da Democracia. Um país democrático não deveria discutir sobre racismo.

    Na terceira semana, vieram outros temas. Houve interesse sobre a questão do saneamento?

    CHICO DONATO:  Saneamento é um ponto forte nos municípios, em especial agora que há uma nova lei sobre o tema. Levamos aos nossos gestores (pré-candidatos, assessores e parlamentares) informações sobre o novo marco legal, o que muda e como fica. O Brasil ocupa no mundo um lugar vergonhoso quando falamos em saneamento e água potável, e para melhorar esse quadro vamos precisar ter gestores qualificados e com conhecimento para a administração pública. Essa é a nossa missão.

    Na quarta semana, o que  sr. achou dos eventos?

    CHICO DONATO:  A quarta semana de eventos falamos sobre as cidades pó-pandemia e como o MDB pode ser o grande protagonista neste cenário, pode ser o ponto de equilíbrio. Teremos muitas dificuldades a serem enfrentadas na ponta, em especial nas pequenas cidades, e como alavancar? E para tratar da temáticas contamos com as palestras do presidente do Conselho Curador da FUG, Alceu Moreira, e do engenheiro-urbanista Claudio Marinho. Um outro tema que abordamos nesta semana foi sobre a participação política da mulher como forma de superar a violência.

    A  FUG ainda vai fazer mais o que de eventos nesse agosto e setembro?

    CHICO DONATO:  Nos meses de agosto e setembro, a FUG quer disponibilizar a todos os municípios “ treinamentos virtuais “ visando as pré candidaturas e as eleições .     

    O mês de julho vimos a teoria, debatemos temas, mas agora precisamos saber como fazer. Praticar! Então, teremos “aulões”, eu até brinco que são parecidos como a maratona do Enem. Vamos começar no final da tarde e ir até às 22h com Treinamentos Diarios. Os nossos pré-candidatos e suas assessorias vão poder ter informações sobre Planejamento de Campanha, Legislação Eleitoral (jurídico e contábil), como falar em público e nas redes sociais.

    Já entregamos o discurso com as aulas teóricas, e agora vamos ensiná-los a transformar isso em fala para atingis o eleitor. Teremos candidatos qualificados e capacitados, para representar o partido e atender a sociedade brasileira

    (  da redação com edição de Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade