• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 03:56:22
Nordestinas
  • 22/05/2020 17h30

    MORO X BOLSONARO: Celso de Melo decide liberar vídeo da reunião de 22 de abril; ministro do STF excluiu trechos que falam da China e do Paraguai

    Celso de Melo mandou divulgar a degravação do vídeo que você pode ler ao final do texto
    Foto: site STF

    Celso de Melo

    (Brasília-DF, 22/05/2020) Como já tinha sido antecipado, o ministro do Supremo Tribunal Federal(STF), Celso de Mello, divulgou  no final da tarde desta sexta-feira, 22, sua decisão sobre a liberação do vídeo da reunião do conselho do governo federal realizada no dia 22 de abril, que é motivo da investigação no âmbito do Inquérito nº 4831 face às declaração do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, sobre interferência política na Polícia Federal.

    Com a decisão, qualquer cidadão poderá ter acesso ao conteúdo do encontro de ministros com o presidente Jair Bolsonaro.

    O decano autorizou, ainda, o acesso à íntegra da degravação do vídeo. A única restrição imposta foi a trechos específicos em que há referência a Chia e o Paraguai com os quais o Brasil mantém relação diplomática.

    Melo excluiu fala de Bolsonaro de pretenso plano da China de dominar o Brasil.  Segundo Bolsonaro, o serviço secreto chinês teria agentes infiltrados nos ministérios. Bolsonaro disse ter lido em algum lugar que espiões chineses estão atuando para entrar em licitações com o intuito de comprar “nossas empresas”.

    Bolsonaro afirmou que se o comprador das “nossas empresas” fosse o Paraguai, logo se tomaria de volta, no entanto se fosse a China a dificuldade seria bem maior.

    Existe outro momento no vídeo, que foi exluído de divulgação,  que envolve o ministro da Economia. Paulo Guedes disse que a  China iria lançar um novo Plano Marshall  e que usou a pandemia para isso.

    Celso de Mello registrou que não há, no material, qualquer assunto sensível que possa ferir a segurança nacional. 

    Veja AQUI a íntegra da decisão.

    Veja a íntegra da degradação pericia do vídeo AQUI.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade