• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 08:56:11
Nordestinas
  • 22/05/2020 07h25

    PLANALTO X GOVERNADORES: Governadores comentam reunião com Bolsonaro e destacam caráter institucional; alguns governadores ficaram na dúvida sobre o que será sancionado

    Vejas as manifestações dos governadores em redes sociais
    Foto: Flick do Governo de São Paulo e Twitter

    Camilo Santana falou do caráter institucional da reunião com Bolsonaro

    ( Publicada originalmente às 13h 28 do dia 21/05/2020) 

    (Brasília-DF, 22/05/2020) Os governadores de estado, depois do encontro virtual com o presidente Jair Bolsonaro, comentaram o encontro. Vários deles salientaram o caáter institucional do encontro, sem polêmicas. Alguns governadores ficaram incomodados em falar dos vetos ao aumento aos servidores públicos até o final do ano que vem, 2021, que o Presidente Bolsonaro articulou para que tivesse apoio.

    No entanto, além dessa questão teve governador que ficou em dúvida sobre o que será, de fato, vetado, pelo Presidente da República.

    Welligton Dias, Piauí:

    Na reunião hoje com o Presidente da República e os Governadores, o Presidente garantiu que irá sancionar a lei de ajuda aos estados e municípios. A liberação será feita até o final do mês de maio, e vai ser de fundamental importância para o momento que estamos enfrentando.

    João Azevêdo, Paraíba:

    “Estivemos reunidos por videoconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que se comprometeu com a sanção do projeto de socorro emergencial aos estados e municípios, para enfrentamento dos efeitos da pandemia.”

    Waldez Góes, Amapá:

    Participei da reunião dos governadores com o presidente da República,  @jairbolsonaro , e os presidentes da Câmara e do Senado,  @RodrigoMaia  e  @davialcolumbre , e defendemos a sanção do projeto de lei que garante apoio a estados e municípios no enfrentamento à pandemia.

    João Azevedo na reunião virtual com Bolsoaro, governadores, chefes do  Legislativo e ministros 

    Fátima Bezerra, Rio Grande do Norte:

    “A reunião entre nós, governadores do Brasil, e o presidente da República acabou há pouco, num clima institucional respeitoso. As divergências foram deixadas de lado para que pudéssemos focar na união de todos em defesa da saúde do povo brasileiro e na superação da crise.

    O presidente anunciou que vai sancionar o projeto de ajuda financeira aos estados e municípios. Fizemos um apelo: que essa sanção se dê com a urgência que o momento requer e que esse aporte seja repassado com brevidade.

    Em plena pandemia, temos acumulado dificuldades orçamentárias e financeiras do passado com vultosos gastos, que agora se revelam inevitáveis.

    Esse aporte federativo, na verdade, é um dever do Governo Federal para ajudar estados e municípios a cumprirem as tantas obrigações básicas junto à população.

    Também na reunião, foi discutido o veto integral da presidência ao projeto de reajuste dos servidores.

    Esse assunto não é consenso entre os governadores, mas, como já dito em outras oportunidades, sou contrária à medida. Não porque não reconheça as dificuldades concretas que enfrentamos, mas porque considero uma interferência da União nos estados e municípios.”, disse no Twitter, em várias postagens o Twitter.

    João Dória, no Palácio dos Bandeirantes, no encontro  virtual com Bolsonaro

    Camilo Santana, Ceará:

    Reunião dos governadores com os presidentes da República, Câmara e Senado sobre as medidas econômicas neste momento. Defendo que haja a união de todos, deixando de lado divergências políticas e ideológicas. O mais importante é a proteção de todos brasileiros para superar a crise.

    Eduardo Leite, Rio Grande do Sul:

    “Em reunião c/ o PR, há pouco, foi destacada a importância do repasse da 1ª parcela do auxílio aos Estados ainda em maio. Manifestei apoio ao veto sobre os reajustes salariais e fiz um apelo p/ q os repasses do acordo da Lei Kandir comecem ainda neste ano.”, disse o Twitter.

    Ratinho Junior, Paraná:

    “Reunião de alinhamento dos governadores com o Governo Federal para buscar soluções de enfrentamento ao coronavírus! Este é um momento de união, de trabalho conectado em prol da saúde pública e do resgate da economia.

    O Paraná receberá R$ 1,9 bilhão, uma reposição fundamental para o Estado. As perdas de arrecadação de ICMS já se acumulam na casa de R$ 1 bilhão.”, disse no Twitter.

    Flávio Dino, Maranhão:

    “Reunião do presidente da República com os governadores foi um sinal positivo. Contudo, lamento que ainda não saibamos o que será vetado. E que a pauta econômica e social não tenha sido abordada. Espero que o diálogo institucional se mantenha como regra, e não exceção”, disse no Twitter.

    ( da redação com informações de assessoria e Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade