• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 23:13:04
Nordestinas
  • 21/05/2020 08h13

    EFEITO CENTRÃO: Abraham Weintraub reconhece que decidiu adiar prova do ENEM atendendo pedido de lideranças de centro; exame deverá ser adiado em 30 ou 60 dias

    Existiam propostas de adiamento tanto no Congresso como na Justiça
    Foto: Arquivo da Política Real

    Abraham Weintraub

    ( Publicada originalmente às 16h00 do dia 20 de maio de 2020) 

    (Brasília-DF, 21/05/2020)  Nada como ver os efeitos e a força da política. Agora, está confirmado e não vamos esperar mais votações no Congresso Nacional. O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

    “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    Senado votou pelo adiamento nessa terça-feira, 19, e o texto seguiu para a Câmara, mas Weintraub reconheceu que mudou de ideia ouvindo as vozes políticas do centrão.

    “Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o ENEM seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame.”, disse no Twitter mais cedo.

    Como seria

    Pelo cronograma inicial se previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. mais de 3,5 milhões de candidatos se inscraveram para o exame.

    O Inep, para definir a nova data, promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

    A Câmara dos Deputados tinha pautado para votar hoje,20, requerimento de urgência para a votação do projeto de lei (PL) 2623/2020, que adia o Enem enquanto durarem as medidas sanitárias emergenciais decorrentes da pandemia do novo coronavírus, mas com o adiamento anunciado pelo próprio MEC, há a possibilidade de a pauta ser derrubada.

    Justiça

    A realização do Enem também foi alvo de questionamentos judiciais. Nessa segunda-feira ,18, a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região pedindo que a decisão de manter o exame durante a pandemia do novo coronavírus seja revista.

    Em abril, o órgão conseguiu uma liminar favorável ao adiamento das datas da prova, mas a medida foi derrubada pelo desembargador Antônio Cedenho atendendo a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

    ( da redação com informações de assessoria e Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade