• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 04:43:15
Nordestinas
  • 19/05/2020 08h30

    CORONAVIRUS: Depois da reação positiva com Damares Alves em Floriano, Wellington Dias anuncia encontro com médicos envolvidos no protocolo covid

    W. Dias anuncia apoio as pesquisas com cloroquina, hidroxicloroquina e corticoides, entre outros medicamentos, que auxiliem no tratamento da Covid-19
    Foto: Montagem Política Real

    Damares Alves foi o Piaui e W. Dias se movimentou

    ( Publicada originalmente às 21h 00 do dia 18/05/2020) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 19/05/2020) Na semana passada, poucos antes da demissão do médico oncologista Nelson Teich do Ministério da Saúde, a ministra da Família, Damares Alves, com uma equipe de médicos foi a Floriano(256 km de Teresina) no Piauí esteve no Hospital Tibério Nunes   para conferir o desempenho do “protocolo covid” que vem tendo bons resultados em casos de novo coronavirus. A pesquisa desenvolvida por médicos piauienses gerou uma onda positiva no Estado, o Ministério Público Federal(MPF-PI) moveu ação civil pública pedindo que o “protocolo covid” fosse usado pelo Governo do Piauí. A reação nas redes sociais foi muito positiva. Nesta segunda-feira, 18, o governador do Piauí, Weelington Dias(PT) se pronunciou.  

    O Governo do Estado anunciou que irá viabilizar pesquisas sobre medicamentos e protocolos de combate às Covid-19. Wellington Dias se reuniu por videoconferência com o grupo de trabalho científico que atua em estudos acerca dos melhores procedimento no tratamento da doença.

    A criação do grupo de trabalho tem o objetivo de estudar, avaliar e definir o uso de cloroquina, hidroxicloroquina e corticoides, entre outros medicamentos, que auxiliem no tratamento da Covid-19, bem como seus efeitos colaterais.

    “O Estado tem interesse em aportar recursos para viabilizar os estudos e termos um tratamento eficiente. Por isso, organizamos um grupo de trabalho para que possamos encontrar um procedimento, além de acompanhar e ter uma avaliação científica para nortear nossos protocolos. Tenho entusiasmo em apoiar no que for necessário para evitar pacientes vão para UTI e salvar a vida de cada vez mais pessoas”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

    O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, colocou à disposição da equipe o hospital de campanha construído no Ginásio Verdão para a realização das pesquisas. “Sugerimos que a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) seja o centro dos estudos e que o hospital de campanha seja considerado nesse trabalho”, afirmou o gestor.

    O reitor da UFPI, José Arimateia Dantas, ressaltou a importância das discussões para melhor entendimento sobre as alternativas.

    “As pesquisas subsidiam nossos médicos que estão na linha de frente atendendo os pacientes com a Covid-19. Por isso é necessário nos reunirmos para que possamos contribuir ainda com o Estado do Piauí no combate a essa pandemia”, disse.

    Para o médico Carlos Henrique Nery, chefe do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI, os estudos sobre os protocolos com os medicamentos devem continuar.

    “Ainda não há um consenso sobre os medicamentos que estão sendo utilizados, não existe nada ainda consistente no mundo, infelizmente, pois ainda necessita de mais estudos e é isso que proponho que façamos, inclusive com outros medicamentos e outros protocolos”, pontuou o médico.

    “Quero pedir o apoio dos pesquisadores para que tenhamos um grande grupo de trabalho que possa nos ajudar nesse nivelamento de conhecimento e, à medida que chegamos a conclusões, possamos colocar em prática”, concluiu Wellington Dias.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade