• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 10:59:33
Nordestinas
  • 14/05/2020 07h45

    Bolsonaro diz que vai determinar o uso da cloroquina em casos leves; nessa terça-feira, Nelson Teich disse que Ministério da Saúde recomendava só em pacientes hospitalizados

    Bolsonaro disse que os ministros tem que estar afinados com ele
    Foto: Imagem do Facebook

    Presidente Jair Bolsonaro antes de falar com jornalistas dialogou com o grupo ultra Brasil 300

    ( Publicada originalmente às 10h10 do dia 13/06/2020) 

    (Brasília-DF, 14/05/2020) O Presidente Jair Bolsonaro ao deixar o Palácio do Alvorada na manhã desta quarta-feira,13, falou bastante aos jornalistas sobre diversos assuntos.

    O Presidente não escondeu que vai determinar que se faça o uso da hidroxicloroquina em casos leves, mesmo conra entendimento recente do Ministéio da Saúde.  Bolsonaro se disse "preocupado com o elevado número de mortes" e que iria conversar com o ministro  da Saúde, Nelson Teich, para que a droga fosse usada desde o estágio inicial da doença.

    Bolsonaro disse claramente, em tom de advertência que  todos os ministros tem que estar com ele. “Todos os ministros têm que estar afinados comigo".

    "Não é o meu entendimento, que eu não sou médico. É o entendimento de muitos médicos do Brasil e outras entidades de outros países [que entendem] que a cloroquina pode e deve ser usada desde o início, apesar de saberem que não tem uma confirmação científica da sua eficácia.", disse Bolsonaro.

    Bolsonaro disse que a nova recomendação do Governo Federal não vai obrigar os médicos a usarem a droga.

    "Lógico que não vou forçar o médico, tem muitos médicos que concordam com este tipo de medicamento, e ela usaria a hidroxicloroquina enquanto não tivermos algo comprovado no mundo, temos este no Brasil aqui, que pode dar certo, pode não dar certo. Mas como a pessoa não pode esperar quatro, cinco dias para decidir, que a morte pode vir, é melhor usar", afirmou Bolsonaro.

    Nélson Teich

    O ministro da Saúde, Nélson Teich, ainda nessa quarta-feira, 12, fez três postagens tratando do uso da hidroxo cloroquina. Ele disse que o tratamento com a droga deve ser com pacientes, e não com sintomias leves.

    “O  @minsaude em 23.03 informou que a cloroquina pode ser prescrita para pacientes hospitalizados  (https://bit.ly/3fIcIQe ) . O  @Medicina_CFM , em 23.04, entendeu a excepcionalidade em que vivemos e possibilitou o uso em outras situações (https://bit.ly/35OtIj7).”, disse nessa terça-feia no Twitter.

    Ele destaca que a droga tem efitos colaterais.

    “Um alerta importante: a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o “Termo de Consentimento” antes de iniciar o uso da cloroquina.”, disse, também.

    Teich disse que o Ministério da Saúde está atenta a todos os estudos para enfentar a covid e que existem mais de 10 medicamentos em avaliação.

    “O @minsaude acompanha todas as pesquisas nacionais e internacionais sobre o tratamento do coronavírus. Além da cloroquina, os estudos avaliam mais de 10 medicamentos. Confira o informe diário de evidências científicas https://bit.ly/2SYgyee “, finalizou.

    ( da redação com informações de agências e Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade