• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 04:00:00
Nordestinas
  • 08/05/2020 17h50

    BOLSONARO X MORO: AGU pede a Celso de Melo para saber quem terá acesso ao vídeo da reunião do conselho do Governo que envolve a disputa entre o presidente e seu ex-ministro

    Essa é a terceira vez que a AGU se manifesta no Inquérito 4831
    Foto: Montagem Política Real

    José Nilton fez vários pedidos a Celso de Melo

    (Brasília-DF, 08/05/2020) Pela terceira vez a Advogacia Geral da União(AGU) se manifesta no âmbio do Supremo Tribunal Federal(STF) por conta do Inquérito 4.831/2020 que apura possíveis crimes denunciados pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

    A primeira vez foi pedido para não entregar o do vídeo do Conselho do Governo no Planalto no último dia  22 de abril, depois para entregar só uma parte do vídeo, mas agora o advogado-geral da União, José Levi do Amaral, solicita que seja definida a cadeia de custódia, ou seja, a indicação de quais órgãos terão acesso ao vídeo no decorrer do processo. A decisão caberá ao ministro Celso de Mello, que é relator do caso.

    As muitas demandas decorrem do fato de que o ministro Celso de Melo determinou inicialmente que  a gravação da reunião do dia 22 de abril, entre o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros e presidentes de bancos públicos  fosse  enviada à Corte em 72 horas.

    “A União vem, respeitosamente, no ensejo da iminente entrega do registro audiovisual completo da reunião presidencial ocorrida no dia 22 de abril de 2020, rogar seja verificada a possibilidade de vir a ser definida, desde logo, a inteira cadeia de custódia do citado registro até que a autoridade policial designada por Vossa Excelência venha a realizar a segregação dos elementos que sejam pertinentes daqueles que não sejam pertinentes ao inquérito em epígrafe para o fim de juntada definitiva dos primeiros aos autos”, disse a AGU.

    Primeiro movimento

    No despacho proferido na terça-feira ,5, Celso de Mello pediu a cópia da gravação à Secretaria-Geral e à Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ao atender ao pedido de diligência feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) Augusto Aras.

    (da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade