• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 02:50:04
Nordestinas
  • 26/03/2020 07h50

    FICA MANDETTA: Apoio de associações médicas é visto como suporte de legitimidade para que ministro já tenha dito que não vai pedir para sair

    Veja a íntegra da nota
    Foto: site da AMB

    Mandetta tem apoio de entidades

    ( Publada originalmente às 16h 30 do dia 25/03/2020) 

    (Brasília-DF, 26/03/2020) Na noite dessa terça-feira,24, após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em rede de rádio e televisão com uma postura em que tratou o novo coronavirus como um gripezinha e que foi muito criticado por diversas entendidas nacionais  e gerou manifestação da Organização Mundial de Saúde(OMS), a partir de comentário em briefing, associações médicas tratram de divulga nota em apoio ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

    O ministro teria dito que não vai pedir demissão do cargo mesmo com a postura de desatutorização posta por Bolsonaro. Fontes ouvidas pela Política Real, ao menos duas, que preferiram se identificar, avaliam que o apoio dessas instituições dão legitimidade para uma “trabalho da vida” para Mandetta.

    A nota destaca o trabalho do ministro e fala em hora de união. “A hora é de união e colaboração e de apoio ao Ministro Mandetta e toda sua equipe ministerial. Precisamos estar atentos, alertas, críticos quando necessário, propositivos na segurança dos médicos e demais profissionais de saúde, mas sempre seremos colaborativos.”, finaliza a nota.

    Assinam o documento a Associação Médica Brasileira(AMB), o Conselho Federal de Medicina(CFM) e Academia Nacional de Medicina. Veja a nota:

     

    COVID-19: NOTA SOBRE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

     

    24 de março de 2020

     

    Crises são caracterizadas por constantes mudanças de cenário. De uma hora para a outra, as variáveis podem se modificar radicalmente, fazendo com que estratégias previamente traçadas possam, com grande volatilidade, se tornar ineficazes. Assim, constitui erro capital, nas crises, sustentar opiniões ou posições que perderam a validade em decorrência da evolução dos fatos. Por isso, o enfrentamento da situação com total transparência torna-se fundamental. É preciso que todos entendam o cenário, as mudanças que nele impactam e, por consequência, a busca de novas estratégias e ações.

    Nesse sentido, o Ministério da Saúde, capitaneado por Luiz Henrique Mandetta, tem atuado de forma precisa e responsável. Os transparentes relatos com atualizações constantes sobre a pandemia da COVID-19 nos ajudam a entender o cenário atual, as perspectivas de soluções, e estimula nossa participação colaborativa.

    O respeito com o qual o Ministério vem tratando os médicos e demais profissionais de saúde, bem como o empenho para resolver questões relevantes à classe, como a disponibilização de EPIs, aumento de respiradores, leitos de UTI, estratégias e logística para o enfrentamento desta pandemia encoraja ainda mais a categoria para avançar na linha de frente e cumprir seu papel, resguardando a segurança de todos e a assistência à população.

    A incansável luta contra outra praga desta crise, as fakenews, também tem sido louvável. É necessária, uma vez que a propagação de notícias falsas e alarmistas pode criar danos enormes à saúde e ao bem-estar da população.

    A hora é de união e colaboração e de apoio ao Ministro Mandetta e toda sua equipe ministerial. Precisamos estar atentos, alertas, críticos quando necessário, propositivos na segurança dos médicos e demais profissionais de saúde, mas sempre seremos colaborativos.

     

     Lincoln Ferreira

    Presidente

    Associação Médica Brasileira

     

    Mauro Ribeiro

    Presidente

    Conselho Federal de Medicina

     

    Rubens Belfort Mattos Junior

    Presidente

    Academia Nacional de Medicina

    ( da redação com assessoria)


Vídeos
publicidade