• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 00:45:22
Nordestinas
  • 20/03/2020 17h00

    CORONAVIRUS: Em dia que João Dória decreta calamidade pública, São Paulo anuncia 9 mortes por conta do Covit-19

    Veja os casos de São Paulo
    Foto: Flick do Governo de São Paulo

    João Dória fala sobre calamidade em São Paulo

    (Brasília-DF, 20/03/2020) No dia em que houve anúncio de calamidade pública no estado de São Paulo, foram confirmadas mais quatro mortes relacionada à Covid-19  totalizando nove no Estado, sendo todos da capital. Os pacientes tinham comorbidades e foram atendidos em hospitais privados. São três homens (70, 80 e 93 anos) e uma mulher (83 anos).

    No balanço atualizado às 15h30, São Paulo registra 9.023 casos suspeitos e 775 descartados. O total é de 345 casos confirmados em SP, incluindo quatro de outros Estados e quatro de outros países. Os de São Paulo estão abaixo, por município:

    – São Paulo: 306

    – Barueri: 1

    – Campinas: 1

    – Carapicuíba: 2

    – Cotia: 2

    – Ferraz de Vasconcelos: 1

    – Guarulhos: 1

    – Hortolândia: 2

    – Jaguariúna: 1

    – Mauá: 1

    – Mogi das Cruzes: 1

    – Osasco: 1

    – Santana do Parnaíba: 2

    – Santo André: 3

    – São Bernardo do Campo: 4

    – São Caetano do Sul: 4

    – São José do Rio Preto: 1

    – São José dos Campos: 1

    – Suzano: 1

    – Taubaté: 1

    CALAMIDADE

    Na manhã desta sexta-feira, 20, o governador de SP, João Doria, anunciou, o estado de calamidade pública em todas as regiões do Estado de São Paulo em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus.

    A medida assegura que o Governo de São Paulo possa elevar gastos acima dos limites legais para o enfrentamento da emergência global em saúde pública causada pela pandemia.

    “Não hesitaremos em tomar todas as medidas necessárias para proteger vidas. É nosso dever e obrigação. Salvar vidas é nossa prioridade absoluta”, afirmou Doria em entrevista no Palácio dos Bandeirantes. A medida estadual reforça decisão do Governo Federal desta semana e já aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

    Na prática, o decreto assinado por Doria simplifica compras e contratações de serviços essenciais no combate ao coronavírus. Para dar ainda mais agilidade às ações do Estado, foi criado nesta semana o Comitê Administrativo Extraordinário, coordenado pelo Vice-Governador, Rodrigo Garcia, que também é Secretário de Governo.

    Uma das possibilidades permitidas pelo estado de calamidade pública é colocar em funcionamento hospitais que já estão prontos, mas ainda não estão abertos por falta de equipamentos e recursos humanos. A compra de aparelhos seria imediata, com licitações emergenciais e contratação de profissionais sem concurso.

    Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, o médico infectologista David Uip listou os hospitais em Caraguatatuba (litoral), Bauru (interior) e São Bernardo do Campo (Grande SP) que se enquadram no cenário permitido pela calamidade pública e poderão ser ativados caso seja necessário.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade