• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 06:56:11
Nordestinas
  • 20/03/2020 17h49

    Governadores do Nordeste pedem reunião com ministros e criticam redução do Bolsa Família; governadores W. Dias e Flávio Dino pedem controle nos aeroportos

    OPAS recomenda isolamento total só nos casos de transmissão comunitária
    Foto: Gov.BA

    Rui Costa é quem comanda o Consórcio Nordeste

    (Brasília-DF, 20/03/2020) Em dia que o presidente Jair Bolsonaro fez críticas as medidas que os governadores estão tomando para fazer restrições de convívio severas, a cada momento, os nove governadores do Nordeste fizeram uma reunião remota, um encontro on line, para tratar dos efeitos do novo coronavirus(Covit-19).  A iniciativa é uma ação Consórcio Nordeste e teve a participação do vice-presidente da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa.  Eles querem reunião com ministros da Economia e da Saúde assim como reclamaram dos cortes no Bolsa Família.

    O VP da OPAS disse, ao ser questionado sobre a política de isolamento, sobre a importância das medidas adotadas por cada governo serem sustentáveis, já que o prazo ainda é incerto e o impacto social econômico pode ser muito grande.

     “Não temos uma prescrição objetiva, mas seguramente, os estados que não tem transmissão comunitária, se começarem a tomar a medida de distanciamento social muito rígida, podem não sustentar por muito tempo. Por outro lado, se deixa pra fazer no pico, pode ter hospitais e UTIs sobrecarregados demais”, esclarece o médico.

    O governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, após a reunião,  divulgou, nas suas redes sociais, que os governadores aprovaram um documento que será encaminhado ao Governo Federal questionando e pedindo imediata suspensão dos cortes do programa federal Bolsa Família.

    “Não justifica, neste momento de calamidade que nós estamos vivendo, o Governo Federal, só no Nordeste, cortar 96 mil benefícios só neste mês. É preciso ter alguma sensibilidade social e proteger as pessoas mais pobres”, afirmou Rui.

    Camilo Santana, Flávio Dino e W. Dias, em dia de trabalho evento na representação

    do Ceará, em Brasília 

    O governador  do Piauí, Wellington Dias, crítica o governo federal pela falta de diálogo, por medidas insuficientes e ações atrasadas no enfrentamento ao vírus no País.

    Wellington afirma que o vírus chegou ao Piauí via aeroporto de Teresina e indaga a necessidade de judicialização junto ao STF para conseguir controlar sua entrada pelo sistema de transporte aéreo.

    Indignado, Dias cobra do governo federal medidas emergenciais concretas frente ao colapso que pode atingir a saúde e a economia do Brasil.

    O governador do Maranhão, Flávio Dino, publicou no Twitter sua irritação e informações.

    “Com autorização da Justiça Federal, começamos orientação e controle no aeroporto de São Luís. Estamos buscando autorização judicial também para aeroporto Imperatriz. A decisão judicial é necessária à vista da inércia dos órgãos federais competentes, o que lamento”, disse ele sobre controle nos aeroportos. 

    Ele reclamou sobre os órgãos federais e a relação com o seu Estado, o Maranhão.

    “O ideal seria que órgãos federais agissem em coordenação com estados e municípios. Existe uma EMERGÊNCIA SANITÁRIA e pessoas estão morrendo. E algumas autoridades querem discutir competência legal em face de justas medidas protetoras da saúde ? Inacreditável.”, disse, inicialmente.  “Agora alguns órgãos federais se ocupam de mandar ofícios aos governadores alertando sobre seus próprios poderes. Parecem não entender o que é uma emergência sanitária e suas consequências jurídicas.”, finalizou sobre o tema.

    Ainda segundo Rui Costa, os gestores nordestinos vão fortalecer o pedido dos 27 governadores do Brasil para reunirem, pelo menos, com dois ministros de estado, especificamente os da pasta de saúde, Luiz Mandetta, e de economia, Paulo Guedes, para que os estados possam adotar as medidas cabíveis diante da crise agravada pela pandemia.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade