• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 06:48:14
Nordestinas
  • 19/03/2020 08h06

    CORONAVIRUS: Toffoli diz no Planalto que Justiça não vai parar; cuidadoso, Toffoli acaba repetindo Maia que disse que o Congresso não vai fechar

    Precisamos de serenidade, disse Toffoli ao lado de Bolsonaro
    Foto: Carolina Antunes/PR

    Antonio Dias Toffoli e falou que a Justiça não vai parar

    ( Publicada originalmente às 22h 17 do dia 18/03/2020) 

    ( reeditado) 

    (Brasilia-DF, 19/03/2020) Na noite desta quarta-feira, 18, o presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), Antônio Dias Toffoli, atendeu o chamado do Presidente Jair Bolsonaro para um encontro e fala à Nação sobre a crise do novo coronavirus(Covit-19). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre(DEM-AP), foi diagnosticado com o vírus e não mandou representante.  O presidente da Câmara, Rodrigo Maia(DEM-RJ), também não foi e nem mandou representante.  Toffoli disse que a Justiça Brasileira não vai parar. Uma fala cuidadosa, mas no mesmo tom de Rodrigo Maia, que disse ontem, 17, que a Câmara não vai fechar.

    Toffoli previu que a decretação de situação de calamidade pública levará à "alta litigiosidade" no judiciário. O ministro também informou que o Judiciário não vai parar suas atividades e atuará em conjunto com os demais poderes.

    "Precisamos, mais do que nunca, ter serenidade para que possamos formular as medidas de proteção da saúde de todos os brasileiros. Os poderes públicos devem ser e estão sendo resolutivos e firmes na adoção de medidas de cautela e preservação da saúde de todos. O sistema de Justiça brasileiro não irá parar", afirmou Toffoli.

    Mais cedo

    Na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (18), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro

    Dias Toffoli, na abertura da sessão do plenário do Supremo, afirmou que face a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Poder Judiciário não pode parar suas atividades por ser uma instituição essencial ao funcionamento regular do Estado Democrático de Direito, e o maior garantidor da paz social e da efetividade dos direitos fundamentais das pessoas. “Nesse momento delicado, de fragilidade humana, o Judiciário deve, mais do que nunca, estar em funcionamento, para oferecer o amparo institucional necessário à sociedade brasileira”, disse.

    Segundo o Toffoli, os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estão em diálogo constante, atuando na formulação de medidas de prevenção e de defesa da saúde. Ele lembrou que no dia 16 deste mês autoridades dos Três Poderes, do Ministério Público Federal e da Advocacia-geral da União se reuniram no Supremo para tratar das respostas institucionais ao avanço da doença.

     “Estamos todos em ação e trabalhando com firmeza para que o país possa cruzar esse delicado momento com a maior tranquilidade possível e com a máxima proteção da saúde da população”, frisou o ministro Dias Toffoli.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade