• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 01:40:27
Nordestinas
  • 18/03/2020 07h45

    MEDIDAS ECONÔMICAS: Congressistas querem ações para atender trabalhadores da economia informal em meio a crise

    Parlamentares dizem que problema "é grande e grave"
    Foto: montagem Política Real

    Eliziane Gama e José Guimarães são líderes no Congresso

    ( Publicada originalmente às 15h 52 do dia 17/03/2020) 

    (Brasília-DF, 18/3/2020) A Política Real apurou que é cada vez mais forte a pressão de congressistas para que o Governo Federal, especialmente o Ministéio da Fazenda, apresente mais medidas econômicas para o enfrentamento dos efeitos do novo coronavius(Covit-19). A questão do trabalhador e da economia infomal é um preocupação muito forte.

    “Estamos preocupados também com os trabalhadores informais que cresceu no Brasil nos últimos anos com a maldita Reforma Trabalhista. Eles não possuem direitos trabalhistas e não podem ficar em casa. O Estado precisa urgente dar assistência para esses trabalhadores.”, disse deputado José Guimarães(PT-CE), líder da Minoria na Câmara dos Deputados.

    A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), por meio das redes sociais, em defesa de um programa de renda básica para trabalhadores informais, para que este segmento passe pela crise provocada pela pandemia do Coronavírus com o mínimo de dignidade e segurança.

    “É necessário, neste momento, que de forma temporária, o governo aumente o gasto público para minimizar o sofrimento das famílias brasileiras”, defendeu a parlamentar.

    Eliziane destacou que houve um aumento da informalidade e que o pequeno decréscimo no desemprego, de 12% para 11%, não derrubou a curva ascendente da informalidade em 2019.

    A parlamentar disse que diante desse "problema grande e grave" pediu um estudo para sua assessoria para apresentar uma proposta no Senado para proteger os trabalhadores que estão na informalidade.

    “Seja como projeto de lei, seja como emenda ao PLN [Projeto de Lei do Congresso Nacional], que cria regras no orçamento impositivo, pois agora é hora de uma ação imediata e urgente para estender a mão aos que terão que deixar de trabalhar por conta da imensa crise causada por essa pandemia”, afirmou.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade