• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 03:20:12
Nordestinas
  • 13/03/2020 07h30

    CORONAVIRUS: João Dória, que comanda estado com maior número de casos confirmado, anuncia 1000 leitos de UTI para atender possíveis infectados

    Prefeito de São Paulo estava ao lado de Dória
    Foto: Flick do Governo de São Paulo

    João Dória fala à imprensa

    ( Publicada originalmente às 14h 01 do dia 12/03/2020) 

    (Brasília-DF, 13/03/2020) O  governador de São Pualo, João Doria, onde existem mais casos confirmados e suspeitos com o novo coronavirus,  anunciou nesta quinta-feira ,12, a reserva de mil novos leitos de UTI para o atendimento a casos do Covid-19. Outras novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em todas as regiões do estado de São Paulo. Doria afimou que não há razão para pânico e reforçou a importância da campanha de comunicação e prevenção para evitar o alastramento da doença.

    “É o que denominamos de rede de enfrentamento contra o vírus. São novas medidas de prevenção e medidas incrementais, como mais leitos, medicamentos, equipamentos e profissionais de saúde. Mais mil leitos de UTI serão disponibilizados no estado de São Paulo. Outra recomendação é aumentar os cuidados especiais com as pessoas de 60 anos”, afirmou Doria. “Neste momento, no dia 12 de março, não há nenhuma razão para pânico ou medidas extremadas no estado de São Paulo em razão do coronavírus”, acrescentou.

    Doria concedeu entrevista ao lado do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip. São 46 casos confirmados da doença no Estado: 44 na capital, um em Ferraz de Vasconcelos e um em Santana de Parnaíba – ambas cidades da Grande São Paulo.

    Dória negou a necessidade imediata de medidas mais drásticas, como a suspensão de atividades em repartições públicas e escolas. Todos os eventos culturais, esportivos e religiosos que reúnem grande público estão mantidos tanto na capital como nas demais regiões do Estado.

    “Não é uma decisão de ordem política, o instinto de um governador ou uma medida de ordem administrativa. É de ordem sanitária e de saúde pública. Com o devido cuidado para não levar pânico para a população e nem antecipar processos [de isolar toda a população], porque os efeitos são extremamente nocivos para a vida das pessoas e a economia de uma região ou país. Temos que tratar disso com bom senso, equilíbrio e avaliações diárias”, disse Doria. “Não é razoável paralisar, de maneira precipitada, um Estado com quase 46 milhões de habitantes”, completou o Governador.

    Até o final de março, o Governo de São Paulo deve lançar um aplicativo para monitoramento digital de pacientes suspeitos ou confirmados com recomendação em isolamento domiciliar. O serviço será complementado por Telemedicina para avaliação por médicos nos casos necessários.

    O objetivo é dar suporte especializado para quem deve permanecer em casa, evitando deslocamentos desnecessários a serviços de saúde e, consequentemente, a propagação do vírus. O serviço vai garantir o sigilo e a segurança do paciente, com encaminhamento adequado dos casos agravados.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade