• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 04:09:44
Nordestinas
  • 11/03/2020 08h40

    Líderes do governo Bolsonaro acreditam que PLNs que regulam orçamento impositivo serão votados nesta quarta

    Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso, avalia como “normal” resistência dos senadores do “Muda Senado”; Fernando Bezerra Coelho diz que não há sinalização de Bolsonaro em retirar os PLNs
    Foto: Roque Sá/ Ag. Senado / Editado Política Real

    Eduardo Gomes e Fernando Bezerra Coelho em momento de conversa com Davi Alcolumbre

    ( Publicada originalmente às 21h 34 do dia 10/03/2020) 

    (Brasília-DF, 11/03/2020) Os líderes do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) no Congresso Nacional, Eduardo Gomes (MDB-TO), e no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmaram nesta terça-feira, 10, que acreditam que os Projetos de Leis do Congresso Nacional (PLNs), encaminhados pelo governo federal e que regulam o orçamento impositivo, serão votados nesta quarta-feira, 11.

    As declarações dos dois emedebistas aconteceram antes da sessão conjunta das duas Casas legislativas (Câmara e Senado) ser suspensa, por volta das 19 horas, por conta da falta de acordo para deliberar o veto 55/19 do presidente da República ao Projeto de Lei (PL) 3055/97 que eleva o limite da renda por pessoa para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    “Dois [PLNs] já foram [deliberados na Comissão Mista de Orçamento (CMO)], a sessão está suspensa para análise do [PLN] 03 (2.020) e do [PLN] 04 (2.020) [e a votação na CMO retoma] amanhã”, informou o tocantinense Eduardo Gomes.

    Questionado sobre a posição dos senadores do movimento “Muda Senado”, que inclui parlamentares governistas, independentes e da oposição que anunciaram rejeitar os PLNs, Eduardo Gomes avaliou como “normal”. Indagado se essa resistência poderia atrapalhar a votação, o emedebista de Tocantins falou apenas “eu acredito que não”.

    Sem sinalização

    Já o líder do governo no Senado, o emedebista pernambucano Bezerra Coelho comentou não haver “sinalização” por parte do presidente Bolsonaro em retirar os PLNs como querem sete senadores que integram o movimento “Muda Senado”.

    “Eu não acredito que vá ocorrer isso. Agora, qualquer matéria pode ser retirada a pedido do presidente. Ele é que é o autor da medida. Mas não tem nenhuma sinalização. Eu sei, [há um abaixo assinado de parlamentares que] é um instrumento para fazer isso, [isso seria um] instrumento de sinalização. Mas vamos aguardar”, disse o líder governista no Senado.

    “Já votamos dois PLNs e o ideal é que fosse votado [nesta terça], pelo menos, mais um. Vamos ver quantos vetos a gente consegue limpar hoje e fazer uma pauta em cima dos PLNs”, frisou Bezerra Coelho.

    BPC

    Sobre o impasse em torno da votação do veto de Bolsonaro, que se o Congresso derrubar, aumentará os beneficiários do BPC, o emedebista de Pernambuco disse esperar do Congresso responsabilidade fiscal para não estressar ainda mais a relação já estressante, segundo ele, entre congressistas com o governo.

    “Eu espero que não [derrube esse veto do BPC]. Vamos aguardar. Nesse momento tem muito estresse. Então é bom que o Congresso sinalize [que não está na] não oposição [ao governo a esta matéria] e de não comprometimento com o equilíbrio fiscal”, completou o líder governista no Senado.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade