• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 13:17:09
Nordestinas
  • 28/02/2020 07h55

    Novo Coronavirus vai impactar economia mundial e derrubar exportações brasileiras, avalia Mansueto Almeida

    Secretário nacional do Tesouro falou, ainda, que é preciso o país “estar preparado” para um ambiente de retrocesso econômico; em 15 dias, será apresentado relatório pode exigir contingenciamento de recursos
    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional

    ( Publicada originalmente às 18h 30 do dia 27/02/2020) 

    (Brasília-DF, 28/02/2020) O secretário nacional do Tesouro, Mansueto Almeida, avalia que a expansão do novo coronavírus por vários países do globo pode impactar num desaquecimento da economia mundial e, consequentemente, derrubar as exportações brasileiras.

    A declaração de Mansueto aconteceu após ele fazer a apresentação no final da manhã desta quinta-feira, 27, do resultado das contas públicas registrado no último mês de janeiro. Segundo ele, é preciso o país “estar preparado” para um ambiente de retrocesso econômico. Ele informou também que aproximadamente em 15 dias será apresentado um relatório pode exigir contingenciamento de recursos por conta da diminuição das atividades econômicas ocasionadas pelo coronavírus.

    “Se tiver um impacto muito forte, tende a ser um fenômeno mundial e afetar todo mundo, inclusive o Brasil. [Essa doença está] assustando todo mundo [e isso] pode ter impacto muito forte no desaquecimento da economia mundial, [e] isso impacta a exportação. [Altera na] desorganização de cadeias produtivas, organizadas em países asiáticos. É um fenômeno [em] que está todo mundo se debruçando agora”, comentou.

    “A gente tem de estar preparado e lidar com a situação. A extensão ainda é muito incerta. Estava circunscrita à Ásia e à China, mas partindo para a Europa fica um movimento mais difuso. A gente tem de ver como vai ser a evolução. O mundo todo está acompanhando isso. Há informações discrepantes. Uns falam que o mercado está subestimando e outros falam que está superestimando. [Mas, enquanto isso] a SPE [Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia] vai rodar um novo modelo, pois precisamos, [para] daqui a 15 dias, [fazermos um] relatório de avaliação bimestral [do orçamento] de março [que pode acarretar em contingenciamento de recursos]”, completou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade