• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 19:36:59
Nordestinas
  • 23/02/2020 09h25

    CORONAVIRUS: Repatriados da China devem ser liberados hoje

    Nenhum dos repatriados terá destino no Nordeste
    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

    Secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ao divulgar o último boletim

    (Brasília-DF, 23/02/2020) Neste domingo, 23 de fevereiro, domingo de Carnaval, os brasileiros e parentes que foram repatriados numa missão do Governo do Brasil na China deverão ser liberados da quarentena iniciada no dia 9 de fevereiro, eles que começaram a ser resgatados no dia 5 de fevereiro quando duas aeronaves da Força Aérea Brasileira foram à China buscar brasileiros em Wuhan, epicentro da doença que já matou mais de 2.300 pessoas na China

    "Todos os hóspedes da Base Aérea de Anápolis, que permanecem com o quadro assintomático, serão transportados, neste domingo, pela Força Aérea Brasileira para nove estados do Brasil", diz a nota divulgada pelo Ministério da Defesa nesse sábado,22. Cada um dos repatriados recebeu uma declaração do Ministério da Saúde informando o estado de saúde livre da doença pelo novo coronavírus (COVID-19).

    Os repatriados vão ser liberados para os seguintes destinos:

    Distrito Federal  - 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 9 repatriados;

    São Paulo  - 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;

    Rio de Janeiro - 11 militares;

    Paraná - 5 repatriados;

    Santa Catarina - 4 repatriados;

    Minas Gerais - 3 repatriados;

    Pará - 1 repatriada;

    Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis (GO).

    Sem casos no Brasil

    No Brasil, até o momento,  não há registro de casos da doença. O mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que, no período entre 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2020, foram notificados 154 casos para investigação de possível contaminação pelo coronavírus (COVID-19).

    "Destaca-se, no entanto, que todos os casos excluídos estão sendo monitorados conforme protocolo da vigilância da Influenza. O perfil epidemiológico do atual caso suspeito é: brasileira, sexo feminino, 21 anos de idade, residente da China, encontra-se atualmente no RJ, chegou ao Brasil no dia 17 de fevereiro de 2020, início dos sintomas no dia 11 de fevereiro de 2020 (febre,tosse,dor de garganta e fraqueza)", diz o boletim.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araujo Jr)

     


Vídeos
publicidade