• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de abril de 2024 22:59:35
Nordestinas
  • 24/01/2020 07h22

    Bolsonaro confirma que está em estudo retirada da Segurança Pública do comando de Sérgio Moro; reações foram imediatas

    Alessandro Vieira, do Muda Senado, e Janaína Pachoal se dizem contra
    Foto: Alan Santos/PR)

    Bolsonaro e Mourão antes de embarcar para Índia

    ( Publicada originalmente às 15h 22 do dia 23/01/2020) 

    (Brasília-DF, 24/01/2020) O presidente Jair Bolsonaro, antes de viajar para Índia, mesmo dizendo que não iria mais dar entrevista, falou aos jornalistas na saída do Alvorada e confirmou que existe a  proposta de retirar a Segurança Pública do arco do Ministério da Justiça, comandado pelo ministro Sérgio Moro, que hoje se destaca mais como uma ministro da segurança que da Justiça. Ontem, 22, Bolsonaro disse, numa reunião com secretários de segurança pública de diversos estados que aceitava discutir essa divisão de tarefas.

    Houve reações nas redes sociais dos que são contrários. Bolsonaro disse que tem apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(DEM-RJ).  Bolsonaro admitiu que Moro não vai gostar.

    "Se for criado, aí ele (Moro) fica na Justiça. É o que era inicialmente. Tanto é que, quando ele foi convidado, não existia ainda essa modulação de fundir com o Ministério da Segurança", afirmou Bolsonaro, ao deixar o Palácio da Alvorada pela manhã, antes de embarcar para uma viagem à Índia.

    Ele afirmou que tal posição era fruto de uma demanda do setor de segurança.

    "É comum receber demanda de toda a sociedade. E ontem eles pediram para mim a possibilidade de recriar o Ministério da Segurança. Isso é estudado. Estudado com o Moro. Lógico que o Moro deve ser contra, mas estudado com os demais ministros.", disse, afirmando que ainda não está decidido.

    Ele disse que o presidente da Câmara é favorável. Bastidores de Brasília, que já chegaram as redes sociais, indicam que se for recriada a pasta de Segurança Pública que existia no Governo Temer, o ex-deputado do democratas Alberto Fraga(DF) poderá se indicado para o posto. Fraga é muito amigo do Presidente Bolsonaro.

    "O Rodrigo Maia é favorável à criação da Segurança. Acredito que a Comissão de Segurança Pública( bancada da bala) trabalhou no passado, também seja favorável. Temos que ver como se comporta esse setor da sociedade para melhor decidir", disse.

    Reações

    As redes sociais estão reagindo a essa possbilidade. O senador Alessandro Vieira já disse que é contra e sugere quem seriam os interessados.

    “A Segurança Pública apresenta resultado excelente em 2019, sob condução do Ministro Moro. Consequência? Figuras importantes começam a defender a mudança na estrutura e a divisão do Ministério. Para essa turma o interesse público fica sempre em último plano. Não enganam ninguém.”, disse Alessandro Vieira(Cidadania-SE), líder do movimento “Muda Senado”.

    A deputada Janaina Paschoal(PSL) também disse que é contra.

    “Quando o Ministério da Segurança Pública foi criado, eu me manifestei publicamente, dizendo que a separação seria um erro. Hoje, leio que uma nova separação está sob análise, sigo sendo contrária. Justiça e Segurança precisam andar juntas.”, disse a deputada estadual que é professora de direito, advogada e ficou notável por defender no julgamento do Senado o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

    O Movimento Vem para Rua peguntou no Twitter: Quem quer tirar a Segurança Pública das mãos de Moro?

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade