• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 07:17:30
Nordestinas
  • 17/01/2020 11h30

    Roberto Alvim deverá dar explicações à Câmara dos Deputados quando acabar o recesso; liderança do PSDB diz que fala de Alvim é “patológica”

    Deputado autor de PL que criminaliza apologia à ditadura, anuncia que vai convocar Alvim para a Comissão de Direitos Humanos
    Foto: Montagem Política Real

    Carlos Sampaio é líder do PSDB e Márcio Jerry é vie-líder do Pc do B

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 17/01/2020) O secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, se ficar no cargo após os pedidos de Rodrigo Maia(DEM-RJ) e o líder do Novo, Marcel Van Hattem( NOVO-RS) deverá ter que dar explicações na Câmara dos Deputados.

    Nesta sexta-feira ,17, o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry(MA)  afirmou que pedirá a convocação do secretário, para que ele preste esclarecimentos na Câmara dos Deputados. O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, também repudiou as delarações.

    Explicações

    O deputado maranhense  que é membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa, é autor de um projeto de lei que criminaliza a apologia ao retorno da ditadura militar, tortura ou a pregação de rupturas institucionais.  Em março de 2019 o texto foi apresentado, às vésperas das festividades convocadas por Jair Bolsonaro para o aniversário de 55 anos do golpe militar, a proposição segue à espera do parecer do relator na Casa, deputado Túlio Gadelha (PDT-PE).

    “Ou Jair Bolsonaro demite Roberto Alvim ou assume também escancaradamente sua face nazista. Em seu discurso, o secretário escancarou a propaganda nazista, citando e imitando Goebbels, o auxiliar de Hitler, o que é uma afronta a judeus e a todos os democratas. Um acinte que não pode passar impunemente. Silenciar diante da monstruosidade desse secretario é ser cúmplice dele. Vamos convoca-lo para prestar esclarecimentos tão logo retomemos os trabalhos. Deve explicações ao Brasil!

    Veiculado na noite da última quinta-feira, Alvim citou trechos de uma fala do ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, ao anunciar a liberação de R$ 20 milhões para o Prêmio Nacional das Artes.

    O discurso de Joseph Goebbels, proferido em 8 de maio de 1933, no hotel Kaiserhof, em Berlim, o ministro de Adolf Hitler dizia: “a arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada." 

    Tucanos

    O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio, disse, em nota, que a fala de Alvim é inadmissível, repuganante e patológia.

    NOTA SOBRE DECLARAÇÃO DO SEC. ROBERTO ALVIM

    “É inadmissível, repugnante e patológica a atitude do secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, de copiar o discurso de um nazista. Além disso, ao ressaltar que a arte brasileira será profundamente vinculada às aspirações urgentes do povo, ele a descaracteriza como uma manifestação da criação e da liberdade para transformá-la em um instrumento pró-ditadura.  É inconcebível que o governo mantenha no cargo alguém que se inspire em uma ideologia que foi responsável por uma das maiores barbáries contra a humanidade e condenada em todo o mundo. O mínimo que se espera é sua imediata demissão.”

    Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Junior)


Vídeos
publicidade