• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 11:04:26
Nordestinas
  • 14/01/2020 07h11

    PREVIDÊNCIA: PSOL acusa governador petista da Bahia de querer aprovar a “qualquer custo” reforma previdenciária contra servidores

    A direção nacional do PSOL comemorou decisão judicial que suspende tramitação da reforma da Previdência na Assembleia Legislativa da Bahia
    Foto: arquivo Política Real

    Rui Costa sofre oposição do Psol

    ( Publicada originalmente às 16h 52 di dia 13/01/2020) 

    (Brasília-DF, 14/11/2019) Aliados nacionalmente contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, o PSOL e o PT na Bahia vivem em situação oposta. O PSOL acusa o governador petista baiano, Rui Costa, de querer aprovar a “qualquer custo” um reforma previdenciária contra os servidores estaduais.

    O PSOL comemorou nesta segunda-feira, 13, a decisão judicial que suspendeu a tramitação – na Assembleia Legislativa da Bahia – da proposta encaminhada por Rui Costa que reforma o sistema previdenciário do governo estadual. De acordo com a direção nacional da legenda, a “vitória” é fruto da luta e da resistência promovida pelo deputado estadual baiano Hilton Coelho (PSOL).

    O PSOL, mais à esquerda que o PT, nasceu em 2.005, após um racha na bancada federal petista que expulsou naquele ano sete deputados federais e a então senadora alagoana Heloísa Helena por votarem contra a proposta do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que praticamente pôs fim ao direito dos servidores federais de se aposentarem recebendo o último salário em que recebiam quando na ativa.

    A decisão judicial contra o projeto do governo baiano que reestrutura o sistema previdenciário local foi obtida no último sábado, 11. Na oportunidade, a desembargadora do Trbunal de Justiça da Bahia (TJBA) –Rosita Falcão de Almeida Maia – concedeu liminar atendendo o pedido do mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual pessolista Hilton Coelho que sustenta que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estadual 158/19 apresenta diversas irregularidades.

    “O governador já adiantou em 2015 e 2018 os pontos que a reforma federal exige. Apesar das reformas da Previdência que ele fez na Bahia, [Rui Costa] continua alegando problemas na gestão previdenciária, sem apresentar nenhum tipo de estudo. Se as reformas anteriores não funcionaram, por que essa, agora, que segue na mesma linha das anteriores, vai resolver o suposto problema?”, indagou o deputado estadual do PSOL.

    (por Humberto Azevedo, especial para Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     

     


Vídeos
publicidade