• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 03:12:11
Nordestinas
  • 10/01/2020 07h34

    Deputados petistas do Nordeste confirmam oposição ao governo Bolsonaro; já os senadores do PT foram mais receptivos às pautas do governo central

    Todos os 19 parlamentares da legenda provenientes da região se encaminharam, na média, 85% contras as medidas defendidas pelo presidente brasileiro
    Foto: Twitter

    Deputados votaram contra o Governo, mas senadores petistas nem tanto

    ( Publicada originalmente às 16h 28 do dia 09/01/2020) 

    (Brasília-DF, 10/01/2020) Os 19 deputados federais do PT provenientes dos estados nordestinos confirmaram a tendência, em 2.019, de serem os maiores opositores ao primeiro ano governo do presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, os quatro senadores nordestinos filiados à legenda demonstraram ser mais receptivos às pautas governistas.

    Pelo menos foi o que constatou o levantamento feito pela reportagem junto ao site “Parlametria”, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). De acordo com os dados coletados pela plataforma, os deputados petistas se posicionaram, em média, contra as iniciativas do governo central em 85% das votações. Já os senadores petistas da região votaram 68,5% a favor das medidas defendidas por Bolsonaro.

    Em Alagoas, o único deputado federal pertencente ao PT, Paulão, foi favorável aos projetos do governo apenas em 18% das votações.

    Baianos

    Na Bahia, enquanto o senador e ex-governador Jaques Wagner demonstrou uma boa receptividade à pauta bolsonarista, oportunidade em que votou com o governo em 67% das deliberações, os deputados federais do PT baiano não seguiram o exemplo de Wagner. Afonso Florence e Jorge Solla votaram apenas 12% a favor da pauta defendida pelo governo federal. Waldenor Pereira, 15%; Valmir Assunção, 16%; Zé Neto, 17%; Nelson Pellegrino, 19%; e Joseildon Ramos, 20%.

    Cearenses, maranhenses e piauienses

    Os deputados petistas do Ceará, Luiziane Lins, José Airton Cirilo e José Guimarães apresentaram índices de 14%, 18% e 22% de posicionamentos favoráveis às medidas apresentadas por Bolsonaro, respectivamente. O petista maranhense Zé Carlos votou com o governo Bolsonaro em 18% das votações.

    Entre os petistas do Piauí, a que mais votou favorável a projetos defendidos pelo governo federal foi a esposa do governador piauiense Wellington Dias,  a deputada federal Rejane Dias. Ela votou com o governo central em 22% das oportunidades. Assis Carvalho acompanhou o governo federal em 20% das votações e Merlong Solano, apenas em 10% das deliberações.

    Pernambucanos

    Se os petistas pernambucanos Carlos Vera, que votou com Bolsonaro em apenas 17% das matérias e Marília Arraes – pré-candidata a prefeita de Recife, somente em 19% das apreciações, o mesmo não foi registrado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa. O líder petista entre os senadores votou com o governo Bolsonaro, a quem faz inúmeras críticas, em 71% das votações.

    Potiguares e sergipano

    O cenário assimétrico entre os posicionamentos de deputados e senadores petistas se mantém nos estados do Rio Grande do Norte (RN) e em Sergipe (SE). Enquanto João Daniel votou apenas 17% com o governo federal e Natália Bonavides, 18%, os senadores petistas Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE) aceitaram votar com governo Bolsonaro em 69% dos casos deliberados, em 2.019.

    (por Humberto Azevedo, especial para Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade