• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 23 de abril de 2024 06:18:25
Nordestinas
  • 10/01/2020 07h33

    Pesquisadores de Campina Grande desenvolvem site que monitora atividades parlamentares

    Denominado de “Parlametria”, plataforma foi desenvolvida em parceria com as ONGs “Dado Capital”, de Brasília, e com a Fundação “Open Knowledge International” também conhecida como “Rede pelo Conhecimento Livre” presente em 66 países
    Foto: Imagem da pag do Site

    Parlametria é coisa desenvolvida por nordestinos

    ( Publicada orginalmente às 14h00 do dia 09/01/2020) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 10/01/2020) Pesquisadores do Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveram um site que monitora as atividades parlamentares dos 594 congressistas federais, sendo os 513 deputados e 81 senadores.

    Utilizando-se de tecnologia aberta, ou seja, acessível a qualquer um que queira colaborar com a coleta de dados para o site, a nova plataforma lançada em 2.019 foi batizada de “Parlametria” – cujo objetivo é coletar e analisar as atividades dos parlamentares com a finalidade de entender os vínculos políticos dos parlamentares dentro e fora do Parlamento.

    O site foi desenvolvido a partir de uma parceria dos pesquisadores da UFCG com as Organizações Não Governamentais (ONGs) “Dado Capital”, de Brasília, e também com a Fundação “Open Knowledge International” também conhecida como “Rede pelo Conhecimento Livre”, presente em 66 países, e que atua no Brasil desde setembro de 2.013.

    “O perfil parlamentar [Parlametria] é fruto de uma parceria entre a Open Knowledge, a Dado Capital e o Laboratório Analytics, da UFCG. A plataforma tem como objetivo disponibilizar dados, informações e análises para que a sociedade civil possa se engajar e influenciar o trabalho do parlamento brasileiro nos diversos temas do seu interesse”, informa o projeto em sua página.

    Análise paraibana

    Utilizando o sistema do “Parlametria”, o “Jornal da Paraíba” conseguiu realizar um levantamento que apontou que cinco dos 12 parlamentares paraibanos apresentaram índices superiores a 90% de alinhamento com as pautas defendidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

    Até o líder do PSB no Senado, Veneziano Vital do Rêgo, um oposicionista apresentou estar 72% em acordo com as medidas enviadas pelo governo federal. Os focos de maior resistência às iniciativas do bolsonarismo foram apresentadas pelos deputados Damião Feliciano (PDT), Gervásio Maia (PSB) e Frei Anastácio (PT) que apresentaram respectivamente 25%, 17% e 15% de apoio aos projetos apresentados pelo presidente brasileiro.

    Os maiores aliados de Bolsonaro, entre os paraibanos, são os deputados Julian Lemos (PSL), o novo líder do DEM – Efraim Filho – e aliado do governador João Azevedo, os irmãos Ribeiro – senadora Daniela Ribeiro (PP) e o líder da maioria Aguinaldo  Ribeiro (PP), o senador José Maranhão (MDB), os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB), Edna Henrique (PSDB), Wilson Santiago (PTB) e Ruy Carneiro (PSDB). Todos apresentaram estar em sintonia em mais de 90% com as pautas bolsonaristas.

    O líder do PL na Câmara – deputado Wellington Roberto – apresenta um percentual de 86% a favor das medidas do governo federal. Com 62% favorável a pauta do presidente Bolsonaro aparece o deputado Hugo Motta (Republicanos).

    (por Humberto Azevedo, especial para Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade