• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 10:45:55
Nordestinas
  • 08/01/2020 07h20

    SERGIPE: Hospital universitário da UFS fará pesquisa com células-tronco para tratamento de doenças degenerativas

    Unidade de saúde da Universidade Federal de Sergipe utilizará procedimento inovador
    Foto: UFS

    Imagem da entrada do HFS

    ( Publicada origiinalmente às 17h 51 do dia 07/01/2019) 

    (Brasília-DF, 08/01/2019) O hospital universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizará pesquisas com células-tronco para oferecer aos pacientes com doenças degenerativas formas alternativas de tratamento. A iniciativa será feita em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

    O procedimento de regeneração com células-tronco ocorre quando os médicos retiram a gordura do próprio organismo, como se fosse uma lipoaspiração que injeta a parte retirada nas articulações dos pacientes que necessitam deste tipo de tratamento. A pesquisa que será realizada na UFS será aplicada em 25 pacientes com uma patologia bem característica.

    Os pacientes serão acompanhados e, após um ano, os resultados preliminares serão verificados para mostrar a viabilidade de se fazer, ou não, o procedimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

    De acordo com o médico ortopedista responsável pela pesquisa, Ronald Barreto, ouvido pela assessoria de imprensa da EBSERH, a medicina regenerativa utiliza as próprias substâncias para estimular o crescimento de tecido afligido pela doença.

    “Quando se tem um desgaste, por exemplo, de uma artrose de joelho, que é quando se tem o desgaste da cartilagem. Alguns medicamentos tentam regenerar, como o colágeno, mas a eficiência desses medicamentos não está comprovada. [Assim] estão começando a surgir algumas alternativas, uma delas é o transplante de células-tronco”, apontou Barreto.

    “O paciente precisa se encaixar em uma série de especificações para poder participar do projeto. Após a seleção, o paciente será submetido à aplicação de células-tronco dele mesmo, um procedimento de baixo risco”, explica Ronald Barreto.

     

    (por Humberto Azevedo, especial para Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade