• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 08:15:23
Nordestinas
  • 08/01/2020 08h00

    IRAQUE/IRÃ/EUA: Bolsonaro volta a dizer que é contra o terrorismo e que vai continuar comércio com Irã

    Ele voltou a falar de energia solar e criticou lobistas
    Foto: José Cruz/ Ag. Brasil

    Bolsonaro na porta do Alvorada

    ( Publicada originalmente às 16h00 do dia 07/01/2020) 

    (Brasília-DF, 08/01/2019) Em recesso parlamentares, sem Congresso e Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro chama atenção sempre com suas falas à porta do Palácio do Alvorada. Na manhã de hoje ,7, ele disse  que o Brasil vai manter as relações comerciais com o Irã, como de hábito, e que repudia o terrorismo. "Nós repudiamos o terrorismo em qualquer lugar do mundo e ponto final. Temos comércio com o Irã e vamos continuar esse comércio", disse ao deixar do Palácio.

    Na semana passada, nota do Ministério das Relações Exteriores foi divulgada um dia após a ação ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter matado Qassem Soleimani, principal general iraniano e considerado por muitos analistas como o segundo homem mais poderoso do governo iraniano, destacava "à luta contra o flagelo do terrorismo". O ataque ocorreu nas proximidades do Aeroporto de Bagdá, capital do Iraque. O Itamaraty, entretanto, não comentou a morte do general iraniano, mas condenou o ataque à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, ocorrido dias antes.

    O Ministério das Relações Exteriores do Irã, nesta semana, convocou os representantes do Brasil  a comparecerem à chancelaria iraniana para explicar o teor da nota divulgada no último dia 3. A convocação foi atendida pela encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, Maria Cristina Lopes.

    Bolsonaro afrimou hoje, também, que vai conversar com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sobre a possibilidade de pedir uma reunião com os diplomatas iranianos no Brasil.

    Bolsonaro esteve reunido com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e com os comandantes das Forças Armadas, no Ministério da Defesa, no final da manhã.  Azevedo disse, em conversa breve com os jornalistas, que a pauta do encontro foi aberta e que conversaram sobre a conjuntura internacional, regional e nacional, mas não especificou o que foi tratado sobre as relações com o Irã.

    Energia solar novamente

    O Presidente Jair Bolsonaro, pela terceira vez esta semana, voltou a falar de energia solar.

    "(a energia solar) Eu que estava pagando o pato e eu decidi: Ninguém mais conversa, eu que sou o presidente. Se alguém conversar eu demito, cartão vermelho. E decidi, acertando com Alcolumbre e Maia, tanto que Aneel, pelo que ouvi ontem, não vai mais taxar", afirmou nesta terça-feira ,7, ao sair do Palácio da Alvorada.

    Ele fez critica ao lobby no setor da solar.

    “"Você pode ver, a questão da energia solar, existia gente interessada em taxar, tá certo? Interessado em taxar, é o tempo todo taxando o povo. O povo tá com cara de tacho de tanto ser taxado no Brasil. Não existe negociação comigo para atender qualquer grupo de lobistas. Consegui resolver porque tive apoio do Rodrigo Maia, tive apoio do Davi Alcolumbre, se não não teria resolvido.", afirmou.

    ( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade