• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 20:51:22
Nordestinas
  • 31/12/2019 08h58

    COMENTÁRIO DO DIA: Os poderosos e nenhuma certeza!

    Ouça o comentário da Política Real
    Foto: Folha - Uol

    Poderosos do mundo reunidos na última região do G20, neste ano

    (Brasília-DF, 31/12/2019) O ano acabou!  O Presidente Jair Bolsonaro na Bahia fez uma caminhada popular no Farol da Barra. Algo legal para quem estava fugindo de um contato popular em território do PT.

    Esse final de ano mostrou a última previsão positiva do chamado Mercado para este fechamento de ano e início de 2020.

    Muita especulação sobre o futuro do juiz de garantia do Pacote Anticrime pois há informações não confirmadas de que o presidente do STF, Dias Toffoli, teria um acordo com  Bolsonaro para não derrubar o juiz de garantias, mas que o VP do Supremo, Luiz Fux, já não teria tal compromisso.

    Vamos ficar aguardando até o dia 15 ou 20 de janeiro para ver o que vai dar. Viu-se, perplexo, as declarações duríssimas do ex-coordenador da campanha de Bolsonaro no Nordeste, deputado Julian Lemos, rompido com o clã Bolsonaro, dizer horrores sexistas contra o filho vereador do Presidente.  Que coisa!

    Mas os poderosos do Mundo com o ano novo, heim?!

    OUÇA AQUI

    LEIA AQUI

    COMENTÁRIO

    Quem diria que iríamos chegar aqui? 31 de dezembro de 2019. O que virá será 2.020 ou Vinte-vinte? Nada mais pós-moderno que essa dúvida.

    Como será o ano novo dos superpoderosos do Planeta? Temos mais de 200 países nas Nações Unidas, mas quem paga a conta são só 20. Em meio a essa turma VIP vamos ter eleições, essa perturbação democrática, nacionais nos Estados Unidos da América e as municipais no Brasil. 

    A Europa está de ressaca com a COP 25, pois vem com o protagonismo de Boris Johnson na Inglaterra e as inpacidades de virar o jogo do francês Emmanuel Macron e da alemã Angela Merkel.   

    Vladimir Putin com o seu poder estranho fez ressurgir a Rússia e Xi Jinping com a super China são os caras. A China que passou ocupar destaque na área ambiental, que antes era coisa nossa, vai colocar na praça a sua internet 5G, talvez com mesma força que a máquina a vapor teve no século 18 para virar o jogo!

    Estamos entrando nos anos 20 do Século 21. No século passado, vivemos os chamados “Loucos Anos 20”, que segundo o historiador Eric Hobsbawm foi o início de tudo, logo depois da Grande Guerra. Iremos viver agora outros “Loucos Anos 20”?!

    Meu Deus, são muitas dúvidas e nenhuma certeza. Que venha logo 2020.

    Vou dar uma parada mas volto em breve!

    Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia

    ( da redação)


Vídeos
publicidade