• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 12:42:42
Nordestinas
  • 27/12/2019 07h09

    BALANÇO: Jandira Feghali, líder da minoria na Câmara, avalia que lutas travadas em 2.019 se manterão em 2.020

    Em discurso divulgado para as suas redes sociais, a deputada comunista fluminense prevê a repetição deste ano no próximo: “É peleja atrás de peleja, mas com a guarra e o espírito do Araguaia, iremos em frente”
    Foto: Imagem Youtube

    Jandira Feghali é líder da minoria na Câmara

    ( Publicada originalmente às 20h 09 do dia 26/12/2019) 

    (Brasília-DF, 27/12/2019) A líder da minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), avaliou nesta quinta-feira, 26, através de um vídeo divulgado em suas redes sociais que as lutas travadas em 2.019 se manterão de pé em 2.020. Tentando levar aos seus seguidores uma mensagem otimista, a parlamentar fluminense prometeu continuar a luta que tanto exerceu durante este ano.

    O vídeo de aproximadamente três minutos foi montado através de um discurso seu com imagens capturadas, ao longo do ano, pelo coletivo “Mídia Ninja” que cobre os principais protestos organizados por setores populares como o movimentos que lutam pelo acesso à moradia e pela reforma agrária. A música que acompanha o vídeo foi “ninguém solta a mão de ninguém” dos compositores Lauro Henriques Júnior e Ceumar.

    “Eu teria tanto a dizer sobre o que foi a luta política de 2.019, que nossa! As reformas covardes, a crueldade que reina no Planalto e um jogo rasteiro de falsas informações. Uma apropriação familiar não republicana, imoral mesmo do Estado brasileiro. O preconceito e o ódio destilado como instrumentos de destruição cotidiana do tecido social. Mas nós chegamos até aqui de forma altiva. E, se assim chegamos, é porque resistimos como bambu taquara que enverga com a força dos ventos de um tempo alucinante, mas que se mantém de pé, soberano, inteiro. Se mantém firme, se mantém”, falou.

    “2.019 demonstrou o que está por vir da política de 2.020. É peleja atrás de peleja, mas com a guarra e o espírito [da revolta] do Araguaia e das lutas libertárias e sociais, classistas e feministas, iremos em frente. Com a vitalidade dos que chegam por essas bandas e com a essência deste grande coletivo de mulheres e homens que não se acovardam e que formam um imenso coletivo indobrável, resiliente e sonhador, continuaremos”, complementou.

    “Quantas mulheres incríveis de todas as gerações, quantas jovens que nasceram como flores em todos os cantos e lugares deste país. E lá na frente como uma luz está a utopia e é ela que brilha como um sol que nos movimenta, nos atiça e nos faz ir adiante. Cada passo em direção a ela e pronto, já não estamos no mesmo lugar. Que essa luz nos envolva e nos dê energia para nos manter construindo, caminhando, ampliando oportunidades e a solidariedade. Aumentando as potências, reduzindo as desigualdades, defendendo a nossa gente, o nosso país e a nossa liberdade. Em 2.020 faremos tudo para dar grandes saltos. Estenda a sua mão e vamos nessa”, completou.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade