• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 09:29:15
Nordestinas
  • 27/12/2019 07h54

    Pré-candidatos em capitais nordestinas que aparecem em destaque são fãs de Sérgio Moro; JHC é destaque em pesquisa em Maceió

    Confira outros destaques
    Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

    JHC em evento no Senado, neste ano, ao lado de Rodrigo Cunha

    ( Publicada originalmente às 16h 54 do dia 26/12/2019) 

    (Brasília-DF, 27/12/2019) O deputado federal e pré-candidato a prefeitura de Maceió (AL), JHC (PSB-AL) vem sendo avaliado nas últimas pesquisas divulgadas como aquele que apresenta as melhores condições e índices para vencer às eleições de 2.020. Pelo menos é o que aponta levantamento realizado no último mês de outubro pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública (Ibrape). O deputado JHC é mais um nome simpático ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que se destaca entre os principais candidatos nas disputas municipais que se avizinham em 2020. O deputado Capitão Wagner(PROS-CE), em Fortaleza(CE), o deputado Pastor Sagento Isidoro(Avante-BA),ou a pré-candidata delegada Patrícia Domingos, sem partido, em Recife)PE), já são nomes que chamam atenção para a corrida eleitoral nas grandes cidades nordestinas.

    Segundo os dados apurados pela pesquisa, JHC aparece com 39% da intenção de votos. O socialista alcança esse número em, pelo menos, três cenários possíveis ventilados no próximo pleito da capital alagoana. O segundo melhor colocado para enfrentá-lo é o deputado estadual Davi Davino (PP), que aparece com 36% das intenções de votos.

    Os números apontados pelo Ibrape podem levar o grupo do governador Renan Filho (MDB) buscar uma aproximação com o segundo colocado nas pesquisas, Davi Davino. Inicialmente a intenção de Renan Filho seria lançar o ex-deputado federal Maurício Quintella Lessa (PL) como seu pré-candidato preferido.

    De acordo com o jornalista João Mousinho, que cobre a política alagoana, em junho Renan Filho iniciou um processo de aproximação junto ao deputado estadual Davino, visto que seu plano inicial de lançar Quintella parece não surtir muito efeito junto ao eleitorado. Mousinho especula, ainda, que o ex-governador alagoano Ronaldo Lessa (PDT) é a principal aposta do tucano Rui Palmeira para sucedê-lo.

    “Bastou as lideranças do MDB apostarem numa aliança com Davi Davino, para que o clima político no Palácio dos Martírios passasse a fazer novas avaliações com relação à disputa pela prefeitura de Maceió no próximo ano. Há quem diga que, caso ocorra esta aliança, o governador Renan Filho pode trocar Maurício Quintella por Davi Davino, bem avaliado nas pesquisas”, escreveu o jornalista Mousinho em junho.

    Análise de cientista

    Já o cientista político Ranulfo Paranhos, entrevistado pelo jornal alagoano Tribuna Hoje, em outubro, afirmou que os índices trazidos pela última pesquisa Ibrape para a corrida eleitoral de Maceió não apresentam grandes novidades. Segundo ele, que o nome de JHC esteja consolidado, seria normal – visto que o socialista se apresenta como alternativa de poder desde que foi derrotado por Palmeira em 2.016.

    Mas, de acordo com o cientista político com formação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o componente novo trazido pela pesquisa realizada em outubro é a boa aceitação dos eleitores de Maceió ao nome de Davino. Isso, segundo ele, pode ser um indicativo de como as forças políticas estão atuando para o pleito do próximo ano.

    “O JHC já era esperado, até porque ele já trabalha essa eleição há muito tempo. Já foi candidato a prefeito na eleição passada, na última quando se reelegeu para deputado federal teve em Maceió sua maior votação. A capital é, basicamente, seu núcleo”, falou o cientista político ao jornal alagoano Tribuna Hoje, em 18 de outubro.

    “Mas novidade é o Davi Davino aparecer bem assim. Acredito que seja porque quem acompanha mais a política, nos últimos anos, esteja com muito foco em Brasília, na conjuntura nacional, e não esteja prestando atenção à politica em Alagoas”, complementou o cientista politico Paranhos.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade