• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 04:31:25
Nordestinas
  • 20/12/2019 11h27

    Ricardo Coutinho, após audiência de custódia, vai para Penitenciária Média; juiz negou prisão em batalhão militar

    Juiz da custódia falou à imprensa
    Foto: PB Agora

    Ricardo Coutinho passou por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira

    (Brasília-DF, 20/12/2019) O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, atual presidente da Fundação João Mangabeira, ligada ao PSB, após passar por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira,20, na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba seguirá preso e será encaminhado para o Presídio de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, onde também estão detidos os demais alvos da Operação Calvário.

    A defesa de Coutinho pediu que ele fosse encaminhado para o 5º Batalhão da Polícia Militar por ter sido ex-governador da Paraíba como argumento, também, segundo a defesa de que seria preservada a integridade física e psicológica no entanto o magistrado entendeu como tratamento diferenciado e indeferiu o pedido.

    “Não posso eu, juiz de primeira instancia botar a abaixo a portaria de outro juiz. Onde ele está apontado para se recolher, quem está lá são pessoas do convívio dele então não vejo que a presença dos demais iria prejudicar ou incidir insegurança física ou psicológica dele” declarou.

    Decisão do Juiz

    O  juiz Adilson Fabrício que comandou a audiência de custódia falou à imprensa, após o evento, sobre sua decisão.

    “Eu faço isso todos os dias no Fórum criminal, é uma rotina, pra mim posso dizer que é fácil de fazer porque é só aplicar a lei processual penal e mais nada” declarou.

    O juiz ainda justificou o motivo por não ter permitido que RC ficasse no 5º Batalhão, como requereu a defesa.

    “Organização militar só é pra ficar recolhido militar, colocar uma pessoa civil lá sem o treinamento específico dos policiais militares para fins penitenciários fica difícil e vai atrapalhar o dia a dia da instituição. Além disso existe uma portaria do juiz titular da Vara Militar que proíbe o recolhimento de presos civis em organizações militares do estado da Paraíba. Tá se cumprindo tão somente isso e o meu entendimento de que deve ser recolhido só militar” pontuou.

    ( da redação com informações do site PB Agora, Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade