• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 13:00:39
Nordestinas
  • 17/12/2019 07h20

    COMENTÁRIO DO DIA: Quando falta pão, ninguém liga para natureza!

    Ouça o comentário da Política Real
    Foto: Lixo Ecológico

    Meio ambiente é deixado de lado

    ( Publicada originalmente às 09h 43 do dia 16/12/2019) 

    (Brasília-DF, 17/12/2019)  Vamos enfrentar a última semana antes do recesso parlamentar. Os trabalhos começam para valer já nesta segunda-feira.

    O Presidente Jair Bolsonaro terá uma segunda-feira voltada para encontros com ministros.  O Senado Federal tem que votar a MP do antigo Coaf que foi parar no Banco Central.

    Há expectativa sobre como o Presidente Jair Bolsonaro vai se manifestar sobre o Pacote Anticrime.  A Câmara Federal vai finalizar ainda o Saneamento Básico, na Câmara Federal.

    O fechamento dos trabalhos finais envolve o Orçamento Geral da União para 2020. Tem a questão do Fundo Eleitoral, mas tem muita coisa aí. Será o primeiro orçamento impositivo da história da República.

    Mas teve o final de semana que sinaliza, e muito. E essa casca de ferida que virou a questão ambiental, heim?!

    OUÇA AQUI

    LEIA AQUI

     

    COMENTÁRIO

    Tem uma frase que marcou a relação poder e mídia no século 20.   

    “Numa guerra, a primeira vítima é a verdade”, teria dito o senador Hiran Johnson, um republicano progressista que passou 28 anos no Senado dos Estados Unidos. 

    Neste século 21, vou ariscar uma outra frase. A primeira vítima, em época de baixo crescimento mundial, é o meio ambiente.

    Terminou nesse domingo, 15 de dezembro, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP25. O secretário geral das Nações Unidas, o português Antonio Guterres disse que o evento foi decepcionante. Na prática, empurraram para 2020 que os países digam o que poderão fazer para deter o aquecimento.

    O mundo depois que salvou o capitalismo após a crise de 2008/2009, lembra, lançou o tal Acordo de Paris, que era para enfrentar o aquecimento. Não deu conta. Agora, a tal OCDE, o clube dos ricos, está dizendo que vamos voltar a crescer pouco justo pelas mudanças climáticas.

    O Brasil deverá crescer até um pouco além da média mundial em 2020, dizem quase todos.

    O Presidente Bolsonaro, comentando a COP 25, disse que ainda bem que o evento não foi aqui.  O Brasil colecionou problemas sobre a questão ambiental em 2019.

    O Brasil vestiu a roupa de vilão nesta história, mas a verdade é que o mundo não liga para meio ambiente quando está de barriga vazia.

    Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia

     

    ( da redação)


Vídeos
publicidade