• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 17:09:20
Nordestinas
  • 12/12/2019 08h58

    Ex-senador Douglas Cintra assume direção da Sudene nesta quinta

    Filiado ao PTB, o empresário foi senador da República quando o titular do mandato Armando Monteiro era ministro do governo da ex-presidente Dilma Rousseff
    Foto; Montagem Política Real

    Fernando Bezerra Coelho estaria bancando a indicação de Douglas Cintra

    ( Publicada originalmente às 20h 05 do dia 11/12/2019) 

    (Brasília-DF, 12/12/2019) O ex-senador Douglas Cintra (PTB) assume nesta quinta-feira, 12, o cargo de diretor-geral da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A posse ocorrerá durante a 26ª reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da autarquia federal que acontecerá a partir das 14 horas e 30 minutos no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE).

    Cintra foi senador da República entre os anos de 2.014 e 2.016 quando assumiu o mandato do então titular Armando Monteiro que se afastou do cargo para ser ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O ex-suplente de senador foi indicado para o cargo pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

    Em entrevista ao Jornal do Commércio, o novo dirigente da Sudene afirmou que assume a função prometendo uma gestão integrada aos governadores da região Nordeste que pertencem a partidos que fazem oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a meta é alavancar e planejar o crescimento e desenvolvimento regional.

    “A Sudene não é para se trabalhar politicamente, mas um lugar para construir debates. O Consórcio Nordeste [criado pelos governadores nordestinos como forma de atuarem em conjunto na aquisição de bens e na captação de recursos] será bem recebido para pensar junto com a Sudene. O Nordeste oferece um mundo de oportunidades”, falou informando ainda que fez campanha para eleger Bolsonaro presidente em 2.018.

    Além da posse do novo diretor da Sudene, a 26ª reunião do Condel do órgão apreciará iniciativas que estabelecem diretrizes, prioridades e a programação financeira do orçamento previsto para o ano de 2020 dos fundos que a Sudene administra como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A previsão é que o FNE tenha quase R$ 30 bilhões para serem aplicados, enquanto o FDNE deverá ter quase R$ 700 milhões disponíveis para a concessão de crédito.

    A nomeação de Douglas Cintra foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 11. Comparecerão à reunião da 26ª Condel da Sudene, além dos nove governadores do Nordeste, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade