• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 21:52:46
Nordestinas
  • 27/11/2019 08h02

    ECONOMIA: Firmino Filho avalia que a melhora dos índices nacionais da economia só refletirão no Nordeste, em Teresina, no segundo semestre de 2020

    Ele disse que a melhora da economia demora a chegar nas regiões mais periférias dos centros econômicos mais distantes
    Foto: André Oliveira especial para a Política Real

    Firmino Filho falou a Política Real sobre perspetiva da economia nacional e nordestina

    ( Publicada originalmente às 14h 02 do dia 26/11/2019) 

    (Brasília-DF, 27/11/2019)  O prefeito de Teresina, Firmino Filho, falou que a melhora da atividade econômica que começa a ser medida por alguns índices econômicos vai demorar a chegar nos centros mais distantes dos locais mais dinâmicos da economia nacional. Ele avalia que o crescimento econômico, se confirmando, deverá chegar ao Nordeste e ao seu Piauí só no segundo semestre de 2020.  A Política Real ressaltou que a inflação já é a menor desde 1998, que a desocupação começa a cair e que os estados começarão a receber os recursos da cessão onerosa dos campos do Pré-sal.

    Firmino Filho reconheceu os índices divulgados mas disse que os avanços não são generalizados pelo país.

    “Nós estamos tendo um processo lento, gradual de retomada do crescimento econômico, este ano nós já tivemos algumas notícias positivas no mercado de trabalho, notícias positivas na produção, o PIB deve chegar a perto de 1% de crescimento.  Há expectativa de que esse crescimento para o ano que vem seja  maior ainda, acima de 2%, enfim, as expectativas são positivas, mas é importante perceber que no Brasil como todo essas estatísticas são desigualmente distribuídas pelo Brasil. Então, quando a gente fala que a economia está crescendo a gente deve olhar um pouco para o centro-sul que é o motor, a locomotiva que carrega o resto do país, então esse crescimento econômico lento que começa a acontecer ele é muito localizado nas economias mais dinâmicas, mais fortes, e vai levar algum tempo, um hiato, para chegar até nas economias mais distantes, mais periféricas como é o caso do Nordeste, como é o caso do Piauí.“, disse, inicialmente, mas já fazendo ressalvas regionais.

    Ele disse que ainda não houve crescimento no emprego no Piauí e que espera que os “vagões da economia seja arrastados”.

    “Neste ano a gente vê que já houve crescimento de emprego em São Paulo, mas não houve crescimento de emprego no Piauí, pelo contrário, houve decréscimo. Então, a gente espera que com a continuidade do crescimento os outros vagões da locomotiva sejam arrastados e tenha maior velocidade. A gente espera que no próximo ano a gente possa crescer mais, o Brasil como um todo, e esse crescimento chegue nas regiões mais distantes”, disse.

    Crescimento no Nordeste

    O prefeito de Teresina, Firmino Filho, é economista e questionamos, na Política Real,  sobre quando  o crescimento econômico poderia chegar ao Nordeste, se seria possível ao final do primeiro trimestre de 2020.

    “ Acredito que no segundo semestre, com certeza. Antes disso nós vamos ter alguma turbulência, pois esses recursos(cessão onerosa e aumento das transferências obrigatórias) vão demorar algum tempo  e no segundo semestre nós vamos ter o processo eleitoral que via de regra tende a movimentar a economia. Então, provavelmente, no ano que vem, no Piauí, vai ser um pouco melhor que este ano por conta dessas questões nacionais e  por conta do calendário eleitoral, além do fato de que as transferências deverão ser intensificadas por conta do crescimento econômico. É uma espécie de correia de transmissão do crescimento, saindo do do sul para os estados mais distantes.”, finalizou.

    ( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade