• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 19:42:03
Nordestinas
  • 20/11/2019 08h48

    POLÊMICA: Deputado Coronel Tadeu vandaliza exposição contra o racismo montada na Câmara; ele se irritou com imagem de policial militar assassinando jovem negro

    Oposicionistas lamentam ataque histérico do parlamentar do PSL paulista e falam em levá-lo ao Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar
    Foto: Agência Congresso

    Cartaz que motivou a revolta do deputado Coronel Tadeu

    ( Publicada originalmente às 18h 48 do dia 19/11/2019) 

    (Brasília-DF, 20/11/2019) Contrariado com a exposição que a Câmara dos Deputados realiza em suas dependências contra o racismo, o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) vandalizou nesta terça-feira, 19, e quebrou parte de exposição que está montada no corredor que dá acesso ao plenário Ulysses Guimarães. Nessa quarta-feira, 20 se celebrar o Dia da Consciência Negra,        que será feriado em várias capitais e estados brasileiros.

    Irritado com o objeto que estava exposto – uma charge feita pelo artista Carlos Latuff que mostra um negro deitado algemado e alvejado à bala por um policial fardado que se retira da cena ainda com fumaça saindo de sua arma – Coronel Tadeu que é integrante da Polícia Militar de São Paulo (PMSP) retirou a arte do local em que estava exposta e a quebrou.

    Lamentando o ataque do parlamentar do PSL paulista, oposicionistas falaram em levá-lo ao Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. Iniciativa neste sentido foi prometida pelas deputadas Áurea Carolina (PSOL-MG) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).

    O episódio também foi denunciado pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Segundo ela, o deputado Coronel Tadeu agindo de maneira intempestiva “vandalizou uma exposição comemorativa a data da Consciência Negra”.

    Atestado

    Para o autor da arte vandalizada, o ataque do parlamentar é um “atestado” que demonstra o quanto às corporações policiais no Brasil assimila a culpa pelo enraizamento do racismo institucional implantado no Brasil.

    “Quando esse policial promove essa agressão ele está confirmando a mensagem da charge. Está confirmando não só a violência policial como essa tentativa de censura contra toda denúncia de violência policial”, falou Latuff.

    “Eu que desde 96 venho produzindo charges e denunciando a violência policial no Rio e no Brasil, vejo isso com zero surpresa. Na verdade, ele está passando um atestado e confirmando a truculência da polícia brasileira que é, sim, o grande agente e [responsável] pelo genocídio da população negra e pobre”, complementou o chargista.

    Sugestão de imagens: https://www.flickr.com/photos/ptnacamara/49091529378/

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade