• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 09:01:51
Nordestinas
  • 13/11/2019 07h30

    ÓLEO NAS PRAIAS: Deputado trabalha para que governo federal faça campanha informando as praias nordestinas livres de óleo; proposta é do sergipano Fábio Reis

    Sergipe foi um dos primeiro estados a ser duramente atingido ainda no início de outubro
    Foto: arquivo Política Real

    Óleo nas praias começou a chamar atenção quando chegou ao Sergipe

    ( Publicada originalmente às 17h00 do dia 12/11/2019) 

    (Brasília-DF, 13/11/2019) O deputado Fábio Reis (MDB-SE) apresentou nesta terça-feira, 12, uma Indicação (INC) junto a Câmara dos Deputados para que o governo federal promova uma campanha onde informe as praias nordestinas que estão livres do derramamento de óleo e, assim, que podem ser frequentadas por turistas.

    De acordo com o parlamentar, é necessário que o Ministério do Turismo faça uma “campanha publicitária nacional e internacional sobre as praias e demais opções turísticas do Nordeste”. Segundo ele, essa ação traria alternativas para os locais atingidos pelas manchas de óleo que invadem boa parte do litoral nordestino e serviria para que o impacto do desastre fosse, ao menos, diminuído na região.

    Pelos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das 494 praias atingidas pelo derramamento do óleo, 195 já foram totalmente limpas. Ou seja, mais de dois terços do número de praias que recebem turistas brasileiros e estrangeiros no Nordeste já estariam aptas a receber turistas sem nenhum risco para a saúde.

    Fábio Reis sugere campanha do Ministério do Turismo 

    Na oportunidade, o emedebista aproveitou para elogiar a ação do ministro Marcelo Antônio de liberar R$ 200 milhões em linha de crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) destinado aos micro e médios empresários afetados pelo maior desastre ambiental do litoral brasileiro.

    “O foco unicamente no desastre ocorrido está esvaziando as demais opções turísticas do Nordeste, ampliando o prejuízo para a região. Então estamos trabalhando para que as praias nordestinas continuem recebendo um grande número de turistas, mantendo aquecida a economia nesses locais”, comentou Fábio Reis.

    “Precisamos fazer uma divulgação intensa para que não pairem dúvidas sobre a capacidade de atração turística do Nordeste, apesar desse acidente. [O anúncio pelo Ministério de liberar recursos] tratou-se de uma medida importante, mas ainda estamos longe de resolver o problema. Me solidarizo com meu povo pela tragédia ambiental e peço punição aos culpados”, finalizou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade