• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 04:15:10
Nordestinas
  • 25/10/2019 07h30

    ÓLEO NAS PRAIAS: Alcolumbre anuncia MP com recursos para auxiliar na limpeza do litoral nordestino e prorrogação por dois meses do seguro-defeso

    Na oportunidade, o também presidente do Senado que também se encontra no exercício da Presidência da República, Alcolumbre verificou in loco os prejuízos ambientais e econômicos causados pela inundação de óleo nas praias da região
    Foto: Agencia Senado

    Davi Alcolumbre, como presidente da República, com senadores nas praias com lama

    ( Publicada originalmente às 16h 03 do dia 24/10/2019) 

    (Brasília-DF, 25/10/2019) O primeiro destino de Davir Alcolumbre (DEM-AP) como presidente em exercício do país aconteceu em terras nordestinas. Ele foi até Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Em todos os estados testemunhou o trabalho de voluntários que em parceria com servidores municipais, estaduais e federais que já retirou 600 toneladas de óleo nas areias das praias de todo o Nordeste.

    Preocupado com a situação, anunciou a publicação no Diário Oficial da União de uma Medida Provisória (MP) que vai liberar recursos para auxiliar na limpeza do litoral, além de prorrogar por mais dois meses o seguro-defeso pago a pescadores devido ao período em que é proibido a pesca em virtude que esta época ocorre a desova por parte das fêmeas.

    Alcolumbre encontra-se na chefia do governo federal devido a viagem do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), aos países do oriente, e do vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), que está em missão oficial no Peru, além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se encontra Reino Unido.

    Na oportunidade, Alcolumbre cumpriu agenda de chefe de governo para verificar in loco os enormes prejuízos ambientais e econômicos causados pela inundação de óleo que acomete as praias da região Nordeste.

    “Preocupado com a situação das praias do #Nordeste, atingidas pelo vazamento de #petróleo, estamos a caminho da Barra de São Miguel (AL) e Aracaju (SE) para verificar as condições desses locais. A comitiva é formada pelo ministro do Meio Ambiente e parlamentares da região. Já na praia de Barra de São Miguel, em Alagoas. Estou reunido com representantes dos órgãos envolvidos na ação de combate a contaminação das praias. Os governos federal, estadual e municipal, e moradores unidos. Mais de 600 toneladas do óleo já foram recolhidas no litoral do NE”, comentou em suas redes sociais.

    “No Nordeste, anunciei edição de MP com o objetivo de liberar recursos emergenciais aos municípios da região atingidos pelo vazamento de óleo. Vou assinar decreto que vai prolongar, por mais 2 meses, o pagamento do seguro-defeso a 60 mil pescadores afetados pela tragédia ambiental”, complementou atendendo pedidos da maioria dos parlamentares da região e que, oficialmente, os partidos Cidadania e PCdoB requereram nesta última quarta-feira, 23.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     


Vídeos
publicidade