• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 18:06:58
Nordestinas
  • 08/10/2019 07h45

    Em homenagem aos 103 anos de Ulysses Guimarães, Fundação faz doação de estátua à Câmara dos Deputados

    Nomes de destaque da política da época estiveram presentes assim como o presidente da Câmara Federal
    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Estátua de Ulysses Guimarães à porta do Plenário que leva seu nome foi inaugurada

    ( Publicada orginalmente às 16h 00 do dia 07/10/2019) 

    (Brasília-DF, 08/10/2019) A Camara Federal realizou nesta segunda-feira, 7, sessão solene por conta de uma homenagem aos 103 anos, se vivo fosse, do ex-deputado Ulysses Guimarães que da nome ao plenário da Câmara. Antes houve um ato de inauguração de uma estátua de corpo inteiro do falecido deputado que entre outros cargos ocupados foi presidente da Constituinte de 1988.

    A Fundação Ulysses Guimarães(FUG), ligada ao Movimento Democrático Brasileiro(MDB), fez a doação da estátua que foi lançada pelo presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia(DEM-RJ). O ex-deputado João Henrique Sousa, diretor executivo da FUG, tanto em declaração à Política Real como em discurso no plenário disse que a obra foi pensada nos últimos dois anos e foi criada pelo artista piauiense  Clau berto Santos, que é responsável por outras estátuas e bustos como o ex-presidente da Câmara, Luis Eduardo Magalhães(DEM-BA), também falecido.

    João Henrique disse que só conviveu com Ulysses Guimarães por dois anos mas está com ele a todo momento.

    “Eu cheguei aqui como deputado em 1991 e convivi com ele até outubro de 1992, em torno de dois anos, foi pouco o convívio, mas com estou à frente da FUG há 13 anos convivo com Ulysses Guimarães a todo momento”, disse João Henrique que foi deputado federal por três mandatos, ex-ministro de Estado, ex-presidente dos Correios e do Sebrae Nacional.

    Falaram no evento além de Maia e João Henrique, o ex-presidnete José Sarney e o ex-presidente do Congresso, Mauro Benevides(CE). O novo presidente do MDB, deputado Baleia Rossi(SP) e o ex-presidente, ex-senador Romero Jucá(RR) também estiveram presentes. Rossi fez discurso lembrando sua relação com o "Senhor Diretas"

     Veja algumas das fotos do evento que teve plenário lotado por toda a manhã.

    ( da redação)

     

Galeria de Fotos


Vídeos
publicidade