Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 07 h. 26 do dia 06/07/2025)
(Brasília-DF, 07/07/2025) Em 2023, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron acertaram a Temporada 2025, Brasil na Franca e França no Brasil.
A Temporada também celebra 200 anos de relações diplomáticas bilaterais e visa a incentivar a cooperação em áreas como educação, arte, pesquisa e intercâmbio de jovens. Destaca ainda o compromisso dos dois países com a preservação do meio ambiente, ressaltando que ocorre no mesmo ano em que o Brasil sediará a COP30 em Belém, no Pará. A Temporada França-Brasil será neste segundo semestre de 2025.
O Instituto Guimarães Rosa (IGR), ficou encarregado de coordenar as atividades do lado brasileiro. No primeiro semestre deste ano ocorreu a Temporada Brasil-França, ou seja, a programação brasileira em solo francês.
Os temas prioritários da Temporada são: a diversidade de sociedades e diálogo com África; democracia e Estado de direito; e, clima e transição ecológica. A programação, que ocorre de agosto a dezembro, será distribuída entre 15 cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá.
Fala da França.
O embaixador Emmanuel Lenain fez uma declaração sobre a importância do evento no Brasil.
“Esta Temporada será a oportunidade de celebrar esta proximidade singular entre a França e o Brasil, um país vizinho, com o qual compartilhamos nossa mais longa fronteira terrestre, mas sobretudo um país amigo, cúmplice e inspirador. Desde a missão artística francesa liderada por Jean-Baptiste Debret – a quem será prestada uma homenagem muito especial – até Darius Milhaud, Tarsila do Amaral, Josephine Baker, Chico Buarque, Sebastião Salgado, Raoni, Hélène Clastres, ou ainda Pierre Fatumbi Verger, numerosos são aqueles e aquelas que encarnaram esta fascinação recíproca, esta dinâmica fecunda de admiração mútua e enriquecimento cruzado.
Ele disse mais:
“A cultura francesa alimentou o imaginário brasileiro, como testemunham obras emblemáticas como o Theatro Municipal de São Paulo, inspirado na Ópera Garnier, ou ainda o modernismo brasileiro, marcado pela influência de Le Corbusier. Em retorno, a cultura brasileira, impulsionada pela vitalidade e pelo gênio antropofágico tão caro a Oswald de Andrade, enriqueceu profundamente a cultura francesa, oferecendo-lhe um olhar novo e um passo ao lado, à imagem da viagem dos Oito Batutas a Paris, ou do pensamento de Ailton Krenak, que nos convida a repensar nossa relação com o mundo vivo.”, disse.
E ele finaliza:
“Esta Temporada pretende reavivar e reforçar esses laços poderosos e fecundos. Mais de 250 eventos serão organizados em todo o Brasil, frutos de uma colaboração estreita entre instituições, artistas, pesquisadores, empreendedores e pensadores dos dois países. Esta programação ambiciosa, resolutamente voltada para o futuro, dirige-se prioritariamente à juventude. Ela a convida a tomar a palavra, a inventar novas formas de cooperação, a responder juntos aos grandes desafios do nosso tempo: a transição ecológica, a defesa da democracia, uma globalização mais justa e inclusiva, a inovação a serviço do bem comum. Que esta Temporada seja à imagem de nossa amizade: dinâmica, audaciosa, viva. Viva a Temporada França-Brasil 2025, viva a amizade franco-brasileira!”,
Veja AQUI toda a programação.
(da redação com informações de assessoria e Ag. Brasil. Edição: Política Real)