Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 12h 40 do dia 02/07/2025)
(Brasilia-DF, 03/07/2025). Na manhã desta quarta-feira, 02, a Bahia realizou suas tradicionais comemorações da maior festa cívica do Estado, a celebração dos 202 anos da Independência da Bahia, o “2 de Julho”. Ao nascer do sol, o Largo da Lapinha já estava cheio de gente animada para celebração.Logo às 8h, o governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de abertura, com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
“É nossa alegria, porque nós começamos desde o dia 25 de junho, em Cachoeira, e hoje a consolidação. Desde criança e adolescente que eu participava dessa data, desfilando pela escola, fazendo as apresentações, fui crescendo e, cada vez mais, me consolidando enquanto um cidadão que tem consciência do Dois de Julho. Agora como governador, forçar para que a gente possa incluir no currículo escolar, para explicar às nossas crianças, adolescentes e jovens, o significado dessa data”, disse Jerônimo no início do cortejo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silvas, esteve junto com Jerônimo Rodrigues, durante o tradicional “Cortejo” o presidente além de saudar os presentes, em clima de festa, levantou um cartaz/estandarte com a frase “Taxação dos Super Ricos”, que tinha a estrela do PT, como material de divulgação do partido que foi distribuido no evento.
Este é o quarto ano seguido Lula marca presença no Dois de Julho, em Salvador. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, Lula participou do tradicional cortejo cívico.
As primeiras-damas da República, Janja da Silva, e do Estado, Tatiana Velloso, também estavam presentes.
Nessa terça-feira ,1º,, o presidente enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que propõe transformar o Dois de Julho em feriado em todo o Brasil, em homenagem à consolidação da Independência.
“Ano passado ele se comprometeu que buscaria transformar a data em nacional e nós estamos aguardando. A gente vai constituindo aqui o material para consolidar um processo no currículo escolar, de uma data oficial. Transformar em lei é muito importante”, ressaltou Jerônimo Rodrigues sobre a relevância da iniciativa de oficializar as celebrações do Dois de Julho no âmbito nacional.
Mais
Durante o trajeto até o Pelourinho, o que se via eram famílias inteiras vestidas de branco, azul e vermelho, muitas com crianças nos ombros, acompanhando os carros alegóricos. Oscarlinda Souza trouxe o filho Mateus Silva para assistir. De acordo com ela, é muito importante conhecer o significado desta celebração. “Representa o fortalecimento de uma data muito importante. Fico feliz também de trazer ele para reconhecer e ver como é a Independência da Bahia e do Brasil”, disse ela.
Ao longo do trajeto, muita demonstração de civismo. Valdeir Pessoa foi uma delas. Há muitos anos que ela assiste o cortejo. “ É uma data muito especial, que comemora muitas coisas boas para o nosso estado e nosso país. Não é só pensar na festa, é pensar o que significa o Dois de Julho. Que todos venham em paz. Feliz Dois de Julho!”, disse, ela espera que as crianças da escola onde trabalha conheçam a representatividade e a importância desta data.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)