Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Ibaneis Rocha, no Lide em Nova York, salientou a importância dos EUA para o DF e falou do sucesso do turismo; Paulo Costa, do BRB, falou sobre encontrar soluções com a questão das tarifas pode ser uma oportunidade
14/05/2025 06h44
Foto: Reprodução do site

( Publicada originalmente às 13h 33 do dia 13/05/2025) 

(Brasília-DF, 14/05/2025). Nesta edição do 14º Lide Brazil Investment Forum, realizado nesta terça-feira, 13, no Harvard Club, em Nova York, nos EUA, foi marcada pela presença de governadores brasileiros que salientavam a importância das unidades federadas para um novo desenvolvimento e oportunidades de investimentos no Brasil.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou o crescimento do turismo na capital, o aumento da balança comercial com os Estados Unidos e o legado desenvolvimentista do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

O chefe do Executivo local participou do painel As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos e apresentou os avanços econômicos e as potencialidades do Distrito Federal.

Ibaneis enfatizou o crescimento do setor turístico na capital federal: “Brasília já é polo turístico brasileiro”. Ele citou o último feriado de 21 de abril, quando a cidade se tornou o segundo destino mais procurado do país: “Durante os cinco dias do feriado nós tivemos lotação completa em todos os hotéis da capital da República”. Ibaneis também pontuou o crescimento do turismo na capital nos últimos anos. “Desde o início da nossa gestão em 2019, o turismo cresceu cerca de 40%, gerando ‘emprego limpo’ e fortalecendo a economia local”, acrescentou.

Assim como outros palestrantes, o governador falou sobre as relações com os Estados Unidos. “Hoje, 17% da nossa balança comercial têm relação com os Estados Unidos, o que representa aproximadamente US$ 328 milhões por ano”, afirmou. Ele destacou a presença de grandes empresas de logística no DF, como a Amazon e o Mercado Livre. A localização estratégica da capital e o potencial do Aeroporto Internacional de Brasília também foram lembrados.

Ibaneis citou ainda o papel visionário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, como símbolo da integração e do desenvolvimento nacional. “Através da interiorização nós conseguimos o desenvolvimento não só do Distrito Federal, mas de diversas regiões que eram esquecidas do Brasil”, pontuou o governador do DF.

O evento ocorreu no The Harvard Club, e reuniu líderes políticos, representantes do Judiciário e empresários do mercado financeiro. A abertura contou com a presença do ex-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do presidente do Lide, João Doria.

Paulo Roberto Costa

BRB

Antes da fala de Ibaneis Rocha, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, também foi chamado a falar no painel da Lide.

Costa  destacou a importância estratégica da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. O gestor lembrou que o país norte-americano é o segundo maior destino das exportações brasileiras — principalmente de produtos industriais e de alto valor agregado, como aço, celulose, combustíveis, café, entre outros.

Costa alertou para os impactos recentes da política norte-americana de priorização da produção interna, com aumento de tarifas de importação. Paulo Henrique ainda defendeu uma estratégia nacional que una Estado, sistema financeiro e setor produtivo para enfrentar esse cenário de maior protecionismo internacional.

“Transformar o choque em oportunidade e responder com estratégia e união é o caminho para preservar o desenvolvimento econômico soberano e sustentável do Brasil”, concluiu.

 

( da redação com informações da Ag. Brasilia. Edição: Política Real)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/603055/ibaneis-rocha-no-lide-em-nova-york-salientou-a-importancia-dos-eua-para-o-df-e-falou-do-sucesso-do-turismo-paulo-costa-do-brb-falou-sobre-encontrar-solucoes-com-a-questao-das-tarifas-pode-ser-uma-oportunidade