Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 20h 15 do dia 30/04/2025)
(Brasília-DF, 01/05/2025) Na noite desta quarta-feira, 30, o Palácio do Planalto divulgou nota informando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou um novo presidente da República.
A nomeação é vista como uma intervenção no Ministério da Previdência Social, comandado pelo ministro Carlos Lupi, que vive pressão institucional e política. Foi escolhido o procurador do INSS, Gilberto Waller. O escolhido é especialista em “Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro”.
Veja a íntegra da nota:
Nota à Impresa:
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, nomeou o procurador federal Gilberto Waller Júnior para o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta (30).
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, Gilberto Waller ingressou no Poder Público como procurador do INSS em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.
Na Controladoria-Geral da União (CGU), ocupou a função de ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Atualmente, ocupa o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)