Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Mark Carney, dos liberais de Justin Trudeau, vence as eleições no Canadá mais vai governar com minoria
30/04/2025 06h35
Foto: Arquivo Política Real/

( Publicada originalmente às 07h 12 do dia 29/04/2025) 

Com agências

(Brasília-DF, 30/04/2025) Confirmou-se o que parecia impossível.   O Partido Liberal, do premiê Mark Carney, e do ex-premiê Justin Trudeau, venceu as eleições legislativas do Canadá dessa segunda-feira ,28, mas terá que governar em minoria.

Carney, em discurso diante de seus, apoiadores, se comprometeu a governar "com todos os partidos, todos os territórios e a sociedade civil" em uma mensagem destinada a fortalecer a unidade nacional.

"Venceremos essa guerra comercial", disse Carney a uma multidão entusiasmada em Ottawa, onde alertou sobre os dias "desafiadores" que estão por vir devido às tarifas e ameaças de anexação do presidente dos EUA, Donald Trump.

"Já superamos o choque da traição americana, mas nunca devemos esquecer as lições", acrescentou. Seu primeiro desafio é sentar-se agora com Trump e negociar "entre duas nações soberanas" a nova relação econômica e de segurança que os dois países terão no futuro.

"O antigo relacionamento com os Estados Unidos, um relacionamento baseado na integração crescente, acabou", insistiu Carney.

Após apuração em cerca de 99% das urnas, o Partido Liberal obteve 168 assentos no Parlamento – devendo permanecer pouco abaixo da maioria absoluta de 172. Os conservadores obteriam 144 assentos, não conseguindo, portanto, assumir o poder e quebrar um ciclo de 10 anos de governos liberais.

O líder do Partido Conservador do Canadá que liderou as pesquisas por larga margem durante muito tempo, Pierre Poilievre, reconheceu a vitória de seu rival liberal e prometeu continuar liderando o partido na oposição.

Comentaristas já estão chamando a vitória de Carney de "presente envenenado", já que esse governo aparentemente minoritário não parece o mais adequado para negociar com Trump, em um momento em que este último ataca o Canadá quase diariamente, seja com tarifas ou com sua sugestão de que o país deva ser anexado pelos EUA.

Quem é Mark Carney

Para muitos no Canadá (e no Reino Unido), Carney é um rosto conhecido. Ele foi anteriormente presidente dos bancos centrais do Canadá e da Inglaterra, atuando no primeiro durante a crise financeira de 2008 e no segundo durante o Brexit.

Ele é o primeiro primeiro-ministro vindo do norte do país, sendo natural de Fort Smith, nos Territórios do Noroeste. Estudou na Universidade de Harvard e, depois, em Oxford, onde se formou em economia.

Carney é elogiado por sua expertise financeira. Ele também adotou uma postura firme contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometendo que o Canadá jamais se tornará o 51º estado norte-americano.

No entanto, Carney é politicamente inexperiente. Ele nunca havia sido eleito para um cargo público no Canadá.

O economista se lançou como candidato em janeiro para substituir Trudeau como líder do Partido Liberal, disputando a liderança com outros nomes, entre eles Chrystia Freeland, ex-vice-primeira-ministra.

Apesar da falta de experiência na política, sua trajetória no mundo financeiro e sua reputação como líder econômico foram fatores decisivos, segundo analistas, para consolidar sua candidatura.

 

( da redação com DW e BBC. Edição: Política Real)

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/602886/mark-carney-dos-liberais-de-justin-trudeau-vence-as-eleicoes-no-canada-mais-vai-governar-com-minoria