Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Lula, ao inaugurar novo campus de UFF, criticou mercado financeiro e as elites, sobre o primeiro disse que eles reclamam quando se fala em investir e contra o segundo, destaca que foi um trabalhador que fez mais universidades no Brasil
15/04/2025 06h56
Foto: Ricardo Stuckert

( Publicada originalmente às 17h 42 do dia 14/04/2025) 

(Brasília-DF, 15/04/2025) Nesta segunda-feira, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa deste campus da UFF vem desde 2009, no segundo governo Lula. Ela foi paralisada em 2012 e agora foi efetivamente construído.

Lula enalteceu a educação e que a sociedade só possa avançar com educação e aproveitou para criticar parte das elites que o criticam por ele fazer investimentos.

"Não existe nenhum exemplo de sociedade que conseguiu avançar e melhorar de vida que não investiu em educação", destacou o presidente, durante evento de inauguração ocorrido no novo campus. Para Lula, custa mais caro deixar de investir em áreas essenciais como a educação.

"Tem um pessoal na área financeira desse país, que qualquer coisa que a gente fala, na saúde, na educação, na segurança, dizem que vai gastar demais. A pergunta que eu faço é: quanto custa não fazer as coisas no tempo correto nesse país?".

Lula também criticou as elites pelo fato dele, um trabalhador sem estudos formais ter sido que mais investiu em educação na criação de universidades.

“Isso significa que a elite que ocupou esse país a partir de Portugal só imaginava que a gente fosse cortador de cana. Não imaginava que a gente fosse ser outra coisa nesse país. Precisou um torneiro mecânico, sem diploma universitário, governar esse país para ser o presidente que mais fez universidades na história desse país e que mais fez institutos”, afirmou.

Lula destacou que “é preciso voltar a acreditar que vamos ter que fazer tudo que a gente puder para garantir uma educação de qualidade. Não existe outra possibilidade de a gente olhar na cara de uma mãe e de um pai, olhando a cara dos filhos e ter a certeza de que a gente está fazendo o mínimo necessário para garantir tranquilidade daquela família”.

( da redação com Agencia Gov, Agência Brasil e redes sociais. Edição: Politica Real)

 

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/602723/lula-ao-inaugurar-novo-campus-de-uff-criticou-mercado-financeiro-e-as-elites-sobre-o-primeiro-disse-que-eles-reclamam-quando-se-fala-em-investir-e-contra-o-segundo-destaca-que-foi-um-trabalhador-que-fez-mais-universidades-no-brasil