Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

GENIAL/QUAEST: Desaprovação supera a aprovação e chega a 49% enquanto a aprovação chega a 47%; hoje, segundo pesquisa, só Nordeste aprova o Governo Lula 3
28/01/2025 07h56
Foto: Imagem do X

( Publicada originalmente às 07h 56 do dia 27/01/2025) 

(Brasília-DF, 28/01/2025) Na manhã desta segunda-feira, 27, foi divulgada a mais nova pesquisa da parceria da Quaest Pesquisas e da Genial Investimentos com números sobre a avalição dos brasileiros sobre o Governo Lula 3 e sobre o presidente da República. Pela primeira vez a desaprovação supera a aprovação.

A região Nordeste é a única que aprova, mas se observa uma retração comparado com o início do governo. As regiões Sudeste e  Sul  tem destacado aumento da desaprovação. Nas regiões Centro-Oeste/Norte existe um empate técnico entre a aprovação e a desaprovação.

 

Veja as postagens do cientista político e professor Felipe Nunes:

Pesquisa Genial/Quaest mostra forte queda na aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo. Em relação à pesquisa realizada em dezembro, o índice caiu 5 pontos, de 52% para 47%.

A deterioração da aprovação do governo aconteceu com mais força na região Nordeste. Em apenas um mês, governo perdeu quase 10 pontos de aprovação. No Sul, o governo perde 7 pontos. É o pior resultado do governo nas duas regiões

A piora na aprovação também apareceu forte no eleitorado que tem renda baixa (-7pp) e renda média (-5pp). Os anúncios feitos pelo governo para atingir quem ganha até 5 salários não parecem surtir o efeito esperado.

Perder popularidade no Nordeste e na renda baixa significa que o governo está perdendo base que deixa de defendê-lo. Isso fica evidente quando chega a 50% os brasileiros que acreditam que o país está na direção errada e apenas 39% na direção certa.

O que explica? A pesquisa detecta 3 possíveis fatores. Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em jan/25: 65%. Ou seja, mais do que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população.

Segundo, o volume de notícias negativas sobre o governo voltou a se sobressair sobre as notícias positivas. O patamar de jan/25 é parecido com o de mar/24 quando declarações sobre a guerra em Gaza, as eleições venezuelanas e na área da segurança prejudicaram o governo.

A notícia negativa mais lembrada espontaneamente pela população nesta rodada foi a do possível monitoramento do PIX (11%). É um percentual muito alto que reforça o que a crise da primeira quinzena de jan/25 impactou na aprovação do presidente.

Quando perguntamos diretamente, 66% dos brasileiros acreditam que o governo federal errou mais do que acertou diante da polêmica do PIX. Não há o que discutir, parte do problema foi criado dentro do próprio governo.

E terceiro, a pesquisa também mostra que a percepção sobre a economia continua majoritariamente negativa. Apenas 25% reconhecem que a economia melhorou no último ano.

Grande parte dessa percepção negativa sobre a economia vem do alto preço dos alimentos, que para 83% dos brasileiros subiu no último mês - o maior percentual da série histórica.

E para piorar, a solução especulada pelo governo para lidar com a alta dos alimentos não foi bem recebida: 63% dos brasileiros são contrários a mudança no sistema de validade dos alimentos. Ou seja, se a medida foi pensada para buscar popularidade, o tiro saiu pela culatra.

Vai ser preciso mais do que uma mudança de comunicação para mudar a rota desses indicadores. Política e gestão terão que andar acompanhados com a comunicação para que uma mudança real possa dar novo rumo ao governo.

A Quaest ouviu 4.500 pessoas entre os dias 23 e 26/01. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 1 ponto percentual. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/601828/genial-quaest-desaprovacao-supera-a-aprovacao-e-chega-a-49-enquanto-a-aprovacao-chega-a-47-hoje-segundo-pesquisa-so-nordeste-aprova-o-governo-lula-3