Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 19h 59 do dia 20/01/2025)
Com agências.
(Brasília-DF, 21/01/2025) Nesta segunda-feira,20, o Ibovespa fechou em alta. O principal índice da B3 registrou ganhos de 0,41%, aos 122.855 pontos, o maior nível de fechamento desde 17 de dezembro. Em janeiro, índice subiu 2,1% até agora.
Os mercados em todo o mundo reagiram à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e à divulgação das primeiras medidas do novo governo, incluindo a notícia sobre o adiamento de tarifas para produtos da China e de outros países.
No mercado brasileiro, 60 de 87 ações subiram, enquanto 23 caíram. O Itaú foi a maior contribuição para a alta do Ibovespa, com ganho de 1,0%. A Braskem teve o maior avanço, subindo 8,5%.
O dólar fechou em queda de 0,40% ante o real, cotado a R$ 6,04, acompanhando a desvalorização da moeda norte-americana no mundo.
No exterior, as bolsas dos Estados Unidos ficaram fechadas nesta segunda-feira em razão do Dia de Martin Luther King, mas houve negociação de futuros.
A notícia de que Trump não iria impor tarifas específicas para a China em seu primeiro dia no cargo impulsionou os futuros de ações dos EUA.
Veja mais
O Banco Central, a partir de 21 de janeiro de 2025, dará início à rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 5 de março de 2025, no montante de US$ 14,0 bilhões (279.630 contratos).
A execução desta rolagem prevê a realização de leilões diários de swap tradicional e compreenderá o período necessário para que todo o estoque vincendo em 5/3/2025 seja renovado. O BC poderá alterar o lote ofertado a cada dia, ou mesmo acatar propostas em montante inferior à oferta, conforme as condições de demanda pelo instrumento, sem prejuízo do objetivo de rolagem integral do vencimento.
As condições para a operacionalização de cada leilão serão divulgadas oportunamente por intermédio de comunicado do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab).
( da redação com Bloomberg Linea e assessoria. Edição: Política Real)