Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

No primeiro dia de cessar-fogo, Hamas libera três reféns israelenses e Israel liberta 90 prisioneiros palestinos
20/01/2025 06h56
Foto: Imagem do X do Prime Minister Israel

( Publicada originalmente às 22h 14 do dia 19/01/2025) 

Com agências.

(Brasília-DF, 20/01/2025). Neste domingo, 19, o primeiro dia do cessar-fogo em Gaza, o  Hamas libertou as três primeiras reféns israelenses: Doron Steinbrecher, de 31 anos, Emily Damari, de 28, e Romi Gonen, de 24.

Em troca, Israel liberou 90 prisioneiros palestinos. A informação foi confirmada pelo serviço penitenciário israelense na Cisjordânia na madrugada de segunda-feira ,20, no horário local.

Entre os palestinos libertados, estão mulheres e adolescentes.

O cessar-fogo teve início às 11h15 do horário local (6h15 do horário de Brasília), depois de 15 meses de conflito e um atraso de três horas em relação à hora de início originalmente prevista.

Segundo o governo de Israel, de três a quatro reféns serão devolvidos a cada semana.

Neste domingo, a entrega das primeiras reféns pelo Hamas aconteceu no meio de uma rua em Gaza, acompanhada por uma multidão. Vídeos mostram homens armados encapuzados entregando as três mulheres para a Cruz Vermelha, organização humanitária que atua em áreas de conflito.

Por volta das 13h no horário local (10h no horário de Brasília), as mulheres entraram de volta no território israelense. Elas foram levadas a um hospital nos arredores de Tel Aviv.

Uma das reféns, Emily Damari, apareceu com uma das mãos enfaixada e sem dois dedos, mas aparentemente com bom ânimo.

O trio apresentava uma condição "estável" de saúde, mas deve ficar internado para monitoramento, segundo informações do hospital Sheba.

Sobre a entrega de palestinos, o Hamas anunciou que 30 prisioneiros serão libertados das prisões israelenses a cada refém israelense libertado nesta primeira fase.

Os palestinos libertados das prisões israelenses nesta segunda incluem 69 mulheres e 21 adolescentes da Cisjordânia e de Jerusalém, segundo o Hamas.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a maioria das pessoas libertadas foi detida recentemente e não foi julgada ou condenada.

Um oficial do Hamas afirmou à agência de notícias AFP que a próxima troca de reféns e prisioneiros acontecerá no próximo sábado (25/1).

Renúncia de ministros em Israel

O partido de direita radical Poder Judeu anunciou que está deixando a coalizão de governo israelense em protesto contra o acordo de cessar-fogo.

A saída deixa o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu com uma maioria parlamentar mínima para governar.

Com a retirada da sigla, os ministros da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, junto com Yitzhak Wasserlauf (ministro do Desenvolvimento da Periferia) e Amichai Eliyahu (ministro do Patrimônio de Israel), apresentaram suas cartas de renúncia na manhã deste domingo.

Ben-Gvir vinha sendo um opositor declarado do acordo de cessar-fogo, defendendo que Israel continue sua operação militar contra o Hamas em Gaza.

Em carta enviada a Netanyahu para anunciar sua renúncia, Ben-Gvir afirmou que não tentará derrubar o governo, mas chamou o acordo de cessar-fogo de uma "vitória completa para o terrorismo".

 

( da redação com agências. Edição: Política Real)

 

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/601748/no-primeiro-dia-de-cessar-fogo-hamas-libera-tres-refens-israelenses-e-israel-liberta-90-prisioneiros-palestinos