Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 18h 45 do dia 07/11/2024)
(Brasília-DF, 08/11/2024). Nesta quinta-feira,07, dia seguinte a confirmação da eleição do bilionário republicano Donald Trump para presidência da República o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin parabenizaram a eleição de Trump. Trump afirmou, em entrevista da rede NBC, que chegou a receber manifestação 70 chefes de Estado nessa última quarta-feira, 06.
O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou Donald Trump nesta quinta-feira por sua eleição como presidente dos Estados Unidos.
Xi pediu que os dois países encontrem o caminho certo para prosperarem na nova era, de modo a beneficiar ambos os países e o mundo em geral.
A história ensina que a China e os Estados Unidos ganham com a cooperação e perdem com o confronto, disse Xi, observando que um relacionamento estável, sólido e sustentável China-EUA atende aos interesses compartilhados dos dois países e às aspirações da comunidade internacional.
Ele expressou a esperança de que os dois lados defendam os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha, fortaleçam o diálogo e a comunicação, gerenciem adequadamente as diferenças e expandam a cooperação mutuamente benéfica.
No mesmo dia, o vice-presidente chinês Han Zheng parabenizou J.D. Vance por sua eleição como vice-presidente dos Estados Unidos.
Rússia
Mais cedo, Vladimir Putin aproveitou sua fala no Clube Valdai de Discussões Internacionais para parabenizar Trump por sua vitória na corrida presidencial. "Aproveito esta oportunidade para parabenizá-lo [Trump] por sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América."
Putin disse também que não vê problemas em retomar contatos com Trump ou outros líderes ocidentais, mas lembrou que foi o Ocidente que cortou contato com a Rússia.
Em sua fala, Putin também disse que ficou impressionado com o comportamento de Trump na época do ataque a ele durante um comício de campanha.
"Não sei como ele se comportou na época do atentado contra sua vida, mas me impressionou. Ele se mostrou um homem corajoso.", disse.
A boa relação entre os dois estadistas foi alvo de críticas por parte da mídia norte-americana, que em vez de ver o pragmatismo de manter relações diplomáticas entre as duas potências, via no respeito de Trump por Putin um sinal de fraqueza.
Nesse sentido, Putin reconheceu que Trump foi atacado por todos os lados durante seu primeiro mandato, a ponto de ter receio de "dizer uma palavra fora da linha".
(da redação com informações de Sputnik News e Xinhua. Edição: Politica Real)