Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 12h 20 do dia 09/07/2024)
(Brasília-DF, 10/07/2024) O diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima, disse a Política Real, após o evento de abertura do “Transformar Juntos”, uma iniciativa da instituição que reúne até quinta-feira, 11, mais de 2 mil gestores municipais que o objetivo é fazer com que os municípios deem prioridade aos micro e pequenos negócios na sua relação institucional e comercial. Lima disse que pretende que os órgãos fiscalizadores também orientem os gestores nessa relação.
“Temos que facilitar isso, é fundamental”, disse.
Lima foi questionado sobre o que ele esperava da semana decisiva de votação da regulamentação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, que deverá votar tanto a urgência como o mérito de duas propostas de leis complementar. A Política Real o questionou se ele tinha alguma preocupação especial.
“A preocupação que temos é que não se vote. A proposta é fundamental para a economia e sociedade brasileira”, afirmou. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ,recentemente, que a Reforma Tributária, completada, será o novo “Plano Real” para o Brasil.
Décio Lima mantendo a tradição do PT defendeu que se avance na tributação sobre a renda com as grandes fortunas.
Presidente em Exercício.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, no exercício da presidência da República, com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Paraguai e, hoje, a Bolívia, participou da abertura do evento que se realizou no Centro de Convenções Brasil XXI, instalado na área expandida do Esplanada dos Ministérios.
Ele defendeu a viagem do presidente Lula, falando aos jornalistas, para participar da 64ª Cúpula do Mercosul. Ele disse que o comércio entre os países do bloco tem que se expandir e que hoje é de 20% de todo as atividades de comércio, ao contrário do que ocorre na América do Norte, na União Europeia e na região da Ásia, que fica entre 50% e 70% do comércio dos países dessas regiões.
Sobre a Bolívia, Alckmin disse que é possível melhorar tanto nas compras e vendas do gás como no lítio.
Alckmin disse que o Sebrae é uma instituição de excelência e que vai ser fundamental na mobilização na melhora das compras feitas pelo municípios junto aos micro e pequenos negócios.
Participaram da solendiade de abertura, também, o ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, e o ministro Celso Sabino, e o xecretário executivo do Ministério da Pequena Empresa, Tadeu Alencar.
(da redação com edição de Genésio Araújo Jr.)