Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 19h44 do dia 04/05/2024 )
(Brasília-DF, 06/05/2024) O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou no fim dia neste sábado nas redes sociais, num imagem ao lado do ministro da Secom, Paulo Pimenta, um declaração de que e deve deixar as diferenças políticas de lado e que o Rio Grande do Sul vai precisar de uma plano de reconstrução tipo “Plano Marshall”.
“Esse é um momento para deixarmos de lado diferenças políticas. O que o Rio Grande do Sul está atravessando não tem precedentes na sua história. O Estado precisará de uma espécie de “Plano Marshall” para ser reconstruído.
Os próximos dias e semanas ainda serão muito difíceis, mas trabalharemos incansavelmente para dar as respostas que os gaúchos e gaúchas merecem. Seguimos mobilizados para salvar vidas.”, disse, em redes sociais.
O que é o Plano Marshall
"Plano Marshall, ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a 2ª Guerra Mundial executado entre 1947 e 1951. O objetivo central do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra."
"O Plano Marshall recebeu esse nome em homenagem a seu idealizador George Catlett Marshall, um general do exército estadunidense, e totalizou um aporte de 18 bilhões de dólares aos europeus, utilizados para a reconstrução de edificações e indústrias, importação de alimentos e mercadorias industrializadas, bem como no financiamento da agricultura."
Governo Federal
Por outro lado, o ministro Paulo Pimenta, da Secom, disse, também nas redes sociais, que o Governo Federal está atendendo o povo gaúcho neste momento da crise histórica dos temporais.
“Números atualizados da força-tarefa do governo federal no Rio Grande do Sul. Quase 10 mil pessoas resgatadas pelas Forças Armadas até o momento. Seguimos aqui no RS no trabalho
Escritório permanente instalado no Rio Grande do Sul. Mais de 2000 pessoas trabalham no resgate. 32 aeronaves, das quais mais de 20 das forças armadas e PRF, atuam no local. 9.749 resgates já realizados. O trabalho continua. O Governo Federal está com o povo gaúcho.”, disse.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr.)