Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 13h 28 do dia 12/10/2023)
(Brasília-DF, 13/10/2023) O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou no início da tarde desta quinta-feira, 12, que já identificou brasileiros em Gaza que pretender evacuá-los da região pelo Egito. O Itamaraty informou que pediu ao Governo de Israel que não bombardeie a escola onde os brasileiros se encontram.
“O Governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, logrou identificar cerca de 20 brasileiros, na sua maioria mulheres e crianças, interessados em sua retirada da Faixa de Gaza. Parte deles está reunida em escola local, onde lhes foram fornecidos alimentos, colchões e roupas de cama, entre outros gêneros. A Embaixada em Tel Aviv solicitou formalmente ao Governo de Israel que não bombardeie a escola.
O Escritório contratou veículos para transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia tão logo seja possível a passagem por Rafah. O Brasil vem reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito.”, diz parte da nota.
Aviões
Na madrugada desta quinta-feira, 12, chegou ao Rio de Janeiro o segundo vôo trazendo brasileiros de Israel.
Veja parte da Nota do Itamaraty:
Eegundo voo de repatriação, com 214 passageiros, pousou no Rio de Janeiro na madrugada de hoje, 12/10.
O terceiro voo de repatriação decolou de Tel Aviv há poucos instantes, com 69 passageiros e uma criança de colo. Em razão da menor autonomia da aeronave, será feita escala técnica em Recife, onde desembarcarão 5 passageiros, na madrugada de 13/10. O voo partirá para destino final em Guarulhos/SP, com chegada prevista para as 15h de sexta-feira. Dois voos adicionais estão previstos até o domingo, 15/10.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)