Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 11h 54 do dia 22/06/2023)
(Brasília-DF, 23/06/2023) A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participou hoje, 22, pela manhã de um painel com alguns chefes de Estado, como Cyril Ramaphosa, presidente da África do sul, de um painel em que reconhece a necessidade de um novo Pacto Global de Financiamento. Ela disse que a União Europeia está pronta para cumprir seu papel.
“Nos últimos 3 anos, 120 milhões de pessoas caíram na pobreza extrema. E a mudança climática está atingindo o mundo com mais força do que nunca. Precisamos de um novo Pacto Global de Financiamento. A UE está pronta para desempenhar o seu papel”, disse.
Von der Leyen disse que a União Europeia já busca enfrentar esse problema para que se apresente soluções sustentáveis e que gere segurança.
“Para preencher a lacuna de financiamento para infraestrutura sustentável e dar segurança aos investidores privados, iniciamos nossa Global Green Bond Initiative.Com € 1 bilhão do Banco Europeu e instituições financeiras de desenvolvimento dos países da EU”, disse.
Von der Leyen disse que a União Europeia pretende cobrir 60% das emissões globais com mecanismos de precificação de carbono.
“A precificação do carbono ajuda a reduzir as emissões e impulsionar a inovação. Estamos iniciando a Chamada à Ação para os Mercados de Carbono Alinhados de Paris. Nossa meta é cobrir pelo menos 60% das emissões globais com mecanismos de precificação de carbono. Com uma proporção das receitas alocadas ao financiamento climático.”, afirmou durante o debate.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr.)