Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

IMPEACHMENT: Assembleia de Tocantins acata pedido de impeachment do governador afastado Mauro Carlesse
08/12/2021 07h58
Foto: Arquivo Política Real/ Jornal Opção

( Publicada originalmente às 13h 24 do dia 07/12/2021) 

(Brasília-DF, 08/12/2021)  O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse, fora do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça(STJ) desde o dia 20 de outubro de 2021 – ele é acusado de recebimento de propina e interferência em investigações policiais apenas uma vez – enfrentará um processo de impeachment. Nesta terça-feira, 7, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade (PSL), aceitou o pedido de impedimento protocolado pelo advogado Evandro de Araújo Melo Júnior, por crime de responsabilidade.

O STJ quando afastou Carlesse do cargo o fez por 6 mesees, ele que está proibido de entrar no Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins.

Os demais pedidos – protocolados pelo deputado estadual Júnior Geo (PROS), pelo presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, e pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) – foram rejeitados por falta de requisitos formais exigidos por lei para abertura do processo.

O pedido de impeachment acatado pela Mesa Diretora, portanto, cumpre os requisitos formais. Todos os pedidos protocolados na Casa foram analisados anteriormente pela Procuradoria do Parlamento.

Com isso a decisão de abertura do impeachment deverá ser publicada no Diário da Assembleia. Um ato da Mesa Diretora (em forma de Resolução) deve informar o rito do processo, bem como como a instalação da Comissão Processante, formada pelos parlamentares indicados pelos líderes dos blocos partidários. O processo de impeachment tem prazo de até 180 dias para ser concluído.

Até o momento, nenhum dos senadores do Tocantins se pronunciou sobre a decisão da Assembleia Legislativa do Estado

Governador

Com o afastamento de Carlesse assumiu o vice, Wanderlei Barbosa. No início, Barbosa disse que não iria fazer grandes mudanças, mas nesses mais de 30 dias é que foi feita uma reforma administrativa e a maioria dos membros dos antigo governo, cargos de comissão, foram substituídos.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/589567/impeachment-assembleia-de-tocantins-acata-pedido-de-impeachment-do-governador-afastado-mauro-carlesse